A importância da parceria estratégica na área da defesa entre o Brasil e a União Europeia, com destaque para temas relacionados às operações de paz e em ações humanitárias, foi abordada em audiência do Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, com o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto. O encontro ocorreu, na tarde desta terça-feira (15), na sede da Pasta, e o visitante citou a Operação Acolhida como exemplo de atuação.

As autoridades ainda conversaram sobre tópicos relacionados à cooperação na área de produtos de defesa e à importância dada à sustentabilidade ambiental pelas indústrias brasileiras do setor. O Ministro Braga Netto enfatizou a grande prioridade da Defesa na preservação da Amazônia, citando o apoio das Forças Armadas no combate aos ilícitos ambientais, assim como na assistência a comunidades indígenas da região.

Participaram da reunião, pelo lado brasileiro, o Secretário-Geral do Ministério, Sérgio Pereira; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes; o Assessor Especial do Ministro, Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang; e o Subchefe de Assuntos Internacionais, General de Brigada Himário Brandão Trinas. Acompanhou o Embaixador a Chefe do Setor Político, Econômico e de Informação da Delegação da União Europeia no Brasil, Conselheira Domenica Bumma.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foto: Antonio Oliveira

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).