Militares do Comando Conjunto Sudeste transportaram, na madrugada desta quinta-feira (29), aproximadamente, 100 toneladas de alimentos para beneficiar famílias em vulnerabilidade social devido à pandemia da Covid-19, no município paulista de Araraquara.

No percurso de 300 quilômetros, desde a capital São Paulo até o destino final, foram empregados 23 militares e sete viaturas da 2º Companhia de Transporte do Exército. Em Araraquara, uma rede de voluntários e 32 militares apoiaram a montagem e a distribuição dos kits de alimento. Aldeias indígenas e os municípios de Aparecida e Potim, também receberam doações.

Os alimentos foram doados pela sociedade e pelos permissionários da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20210429_doação2.jfif

Vacinação
O município do Rio de Janeiro inaugurou, nesta quinta-feira (29), o sétimo posto a cargo das Forças Armadas. Localizado na entrada da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, o posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 12h.

Os outros seis pontos de vacinação em organizações militares estão situados no Centro de Instrução Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no bairro de Campo Grande; no Centro de Treinamento de Deodoro, na Vila Militar; no Museu Conde de Linhares, em São Cristóvão; na Praça Duque de Caxias, no centro da capital; no Espaço Cultural da Marinha, na região da Praça XV; e no Museu Aeroespacial, no Campo dos Afonsos.

20210429_vacinação.jpeg

O número de doses a serem aplicadas e a imunização dos grupos previstos no plano de vacinação ocorrem de acordo com o estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os calendários oficiais de vacinação contra a Covid-19 no município do Rio a lista de comorbidades incluídas e todos os locais de vacinação também estão disponíveis no link https://coronavirus.rio/vacina.

Doação de sangue
Nessa quinta-feira (28), militares do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado participou de mais uma etapa da campanha de doação de sangue do Exército, “Ajudar está em nosso sangue”, no Hemocentro de João Pessoa/PB. A campanha visa aumentar o estoque de sangue durante a pandemia da Covid-19.

20210429_doaçãodesangue.jfif

Operação Covid-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados 10 Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos
Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Com informações do Comando Conjunto Sudeste e do Leste
Fotos: divulgação e Soldado Machado

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).