Tomou posse, nesta sexta (22), o novo Diretor-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Eduardo Aggio de Sá é policial rodoviário federal desde 2005 e deixa a Secretaria-Geral da Presidência da República para assumir o mais alto cargo da PRF. A designação foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU) e a cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto no final tarde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O novo Diretor-Geral é natural de Brasília/DF. O policial, graduado em Direito pela Universidade do Distrito Federal e diplomado na Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa, formou-se também no curso Superior de Política e Estratégia (CSuPE) e em Direito Internacional de Conflitos Armados (CDICA). No currículo, o novo Diretor-Geral ostenta ainda diversos cursos, em instituições de ensino nacionais e internacionais, como Harvard University, voltados à segurança pública e à gestão estratégica.

Esses conhecimentos vêm sendo empregados na PRF desde que ingressou na instituição, aos 20 anos de idade. Já no início da carreira, destacou-se na área operacional, atuando no policiamento ordinário e liderando as equipes do antigo Posto Alpha, hoje Delegacia PRF em Santa Maria/DF. Com vasta formação e atuação no policiamento especializado, Aggio chefiou o Núcleo de Operações Especiais, o Setor de Combate ao Crime e o Núcleo de Inteligência da Superintendência da PRF no Distrito Federal. Tem ainda em seu registro pessoal a distinta atuação como Coordenador do Escritório de Projetos Estratégicos, como Coordenador de Gestão Estratégica, como Chefe de Gabinete e como Diretor-Geral Substituto entre os anos de 2016 e 2017.

Na gestão da PRF, conquistou grande reconhecimento por seu perfil técnico e inovador. Patrocinou e coordenou importantes projetos estratégicos como o de Identidade Institucional, liderando a alteração do uniforme e layout das unidades físicas, viaturas e identidade funcional; e o de armamentos, desenvolvendo estudos e promovendo a substituição da Taurus .40 para a Glock 9mm. Além disso, apoiou o desenvolvimento da plataforma de busca e conhecimento interno – a WikiPRF.

Em 2017, foi cedido para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, tendo relevante atuação como Coordenador-Geral de Logística, Coordenador-Geral de Estratégia em Segurança Pública e Diretor de Políticas de Segurança Pública. Em 2018, participou do Gabinete de Transição Governamental no Grupo de Trabalho de Assuntos Estratégicos e, em 2019, foi o Subchefe Adjunto de Assuntos Federativos e Assessor Especial do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Eduardo Aggio tem grande conhecimento em todos setores da PRF e sempre fomentou políticas públicas para e aperfeiçoar estratégias para o enfrentamento à criminalidade e promover a segurança viária. Essas iniciativas renderam ao novo Diretor-Geral referências elogiosas, Diploma de Amigo do Comando Militar do Planalto e as medalhas da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier e da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União, no Grau de Grande Oficial, esta última recebida em fevereiro deste ano.

O PRF Aggio tem como características marcantes a inovação e a promoção da sua instituição de origem, sempre diligente em enaltecer o nome e imagem da PRF. Seu nome foi recebido com otimismo por seus colegas de profissão.

O novo Diretor-Geral realizou, ainda na noite desta sexta-feira, a primeira reunião com a direção-geral da PRF, que contou com a presença do PRF Adriano Furtado, que esteve, até esta data, à frente da instituição.

GESTÃO ANTERIOR – Com a posse, o PRF Eduardo Aggio passa a assumir o cargo até então ocupado pelo PRF Adriano Marcos Furtado, que respondia pela diretor-geral da instituição desde janeiro de 2019.

Nos 15 meses em que esteve no comando da PRF, Adriano Furtado, mostrou distinta dedicação à proteção da vida e à promoção da segurança pública, contribuindo indiscutivelmente para a promoção do órgão como referência de inovação, integração e conhecimento em segurança.

No momento em que se despede do cargo, Adriano Furtado leva o reconhecimento dos colegas de profissão e deixa como legado ainda os valores integridade, respeito, profissionalismo, excelência e transparência que marcaram suas ações enquanto Diretor-Geral da PRF.

 

Confira o currículo completo do novo Diretor-Geral da PRF clicando AQUI.

Leia a íntegra da mensagem do novo Diretor-Geral da PRF .

Leia a mensagem de agradecimento do ex-Diretor-Geral da PRF, Adriano Furtado.

Fonte: Agência PRF

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).