EDEX 2023 finaliza com saldo positivo e prospecção de negócios

As capacidades da indústria nacional de defesa estiveram em exposição, no Cairo

A EDEX 2023 finalizou, na última quinta-feira, com perspectivas positivas para a indústria nacional. Realizado no Centro Internacional de Exposições do Egito, no Cairo, o Egypt Defence Expo aconteceu de 4 a 7 de dezembro.

Inaugurada na segunda-feira, pelo presidente da República Árabe do Egito, Abdel Fattah Al-Sisi, o evento promoveu intercâmbio de visões e experiências e foi a porta de entrada, sobretudo, para mercados regionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nesta edição da EDEX, participaram como expositoras as empresas: Advanced Technologies, Akaer, Avionics Services, BCA, CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos, CSD – Componentes e Sistemas de Defesa, Embraer, Mac Jee e M&K Logistics.

O Pavilhão Brasil foi coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), que esteve representada por seu presidente, Dr. Roberto Gallo, acompanhado pelo diretor de Projetos, coronel Antonio Ribeiro.

Na abertura foi realizado o corte simbólico de uma fita, que contou com a presença do embaixador da República Federativa do Brasil na República Árabe do Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto; do Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert; e do Comandante de Material do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), Almirante Rogério Ramos Lage.

Nos quatro dias de evento passaram pelo Pavilhão Brasil delegações e representantes de autoridades egípcias da produção militar e da Força Aérea, da Marinha e do Exército, assim como empresas buscando parcerias comerciais com o Brasil. De acordo com o coronel Antônio Ribeiro, o pavilhão estava localizado em uma posição estratégica e por esta razão houve grande afluxo de público.

“As pessoas interessadas buscaram informação nos estandes para entender as particularidades de cada negócio. A avaliação das empresas foi positiva e o número de visitantes superou as expectativas. Dos encontros iniciados na feira, acreditamos que irão frutificar para contratos ou negociações em curto prazo”, ponderou Antônio Ribeiro.

Já o presidente da ABIMDE disse que a participação das empresas brasileiras em eventos internacionais é fundamental para mostrar as capacidades da indústria nacional de defesa. “O Brasil é reconhecido por sua expertise no setor, isto demonstra que podemos competir de igual para igual com grandes potências mundiais e a EDEX comprovou isso”, concluiu o Dr. Gallo.

 

Pessoas em estação de metrô Descrição gerada automaticamente

Saiba mais sobre as empresas brasileiras:

Advanced Technologies
A Advanced Technologies é uma empresa com soluções inovadoras para atender clientes que necessitam de sistemas de monitoramento e vigilância. Seus produtos reúnem sistemas focados em vigilância de alta performance, com destaque para o HARPIA, drone de alta performance com a maior tecnologia embarcada da américa latina.

Akaer
A Akaer é reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta nas áreas de defesa, aeroespacial, energia e indústria 4.0, estabelecendo negócios em mais de 20 países. Executa desde o projeto de peças e segmentos, passando pela integração de sistemas, aquisição de tecnologia, treinamento e capacitação de pessoal, soluções de manufatura e gerenciamento.

Avionics Services
Com mais de 19 anos de atuação no mercado de equipamentos aviônicos, a Avionics Services desenvolve, instala e certifica qualquer projeto de aviônico em aviões e helicópteros (civis e militares). A empresa também representa, instala, faz manutenção e assistência técnica de equipamentos aviônicos de grandes empresas do mercado.

BCA 
A BCA Ballistic Protection é uma empresa de tecnologia em proteção balística no mercado nacional e internacional, sendo referência no domínio desta tecnologia, na qualidade dos processos produtivos. É especializada em blindagem de automóveis, de aeronaves, de embarcações e de veículos militares, além de fornecer produtos de proteção pessoal.

CBC – Companhia Brasileira de Cartuchos
A empresa é líder mundial na fabricação de munições de pequeno e médio calibres, atendendo as necessidades do mercado nacional. Possui quatro marcas de munição reconhecidas internacionalmente: CBC, Magtech, MEN e Sellier & Bellot, com unidades produtivas no Brasil, Alemanha, Bélgica e República Tcheca.

CSD – Componentes e Sistemas de Defesa
A CSD opera no setor de defesa e pertence ao grupo Hübner. Atua no desenvolvimento e produção de bombas de aviação, foguetes, espoletas, munições e componentes para o setor de defesa. Alguns de seus produtos CSD são credenciados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pelas autoridades brasileiras.

Embraer
A Embraer é uma empresa fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, peças aeroespaciais, serviços e suporte na área. É líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. Desde que foi fundada, em 1969, já entregou mais de 8 mil aeronaves.

Mac Jee
A Mac Jee atua nos segmentos de defesa e aeroespacial. O grupo Mac Jee é constituído pela Mac Jee Defesa, Mac Jee Tecnologia e Equipaer, empresas tecnológicas e 100% brasileiras. A empresa possui um portfólio diversificado em soluções de defesa e materiais energéticos.

M & K Assessoria, Exportadora e Importadora
A M&K Logistics atua na prestação de serviços na área de logística e de agenciamento de cargas. É referência no mercado nacional e internacional, realizando operações logísticas para todos os continentes e mais de 100 países, com uma vasta e diversificada carteira de clientes dos setores militar, segurança pública e explosivos industriais.

Fonte: Portal BIDS