O Ministério da Defesa (MD), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), realizou, de forma virtual, nos dias 11 de junho e 28 de maio, ciclos de palestras referentes ao 1º Webinar – Economia de Defesa do Brasil. Voltado para militares, servidores da Pasta e público em geral, o evento apresenta estudos desenvolvidos por professores e pesquisadores que participam do Projeto Economia de Defesa IV (Pró-Defesa IV), nas áreas de Investimentos de Defesa, Base Industrial de Defesa e Tecnologias Críticas. O terceiro e último ciclo de palestras acontecerá no dia 25 de junho.

O Pró-Defesa IV é um programa de apoio ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica, voltado à Defesa Nacional. Resultado da parceria entre o MD e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conta com a participação de renomadas instituições, como a Escola Superior de Guerra (ESG), a Escola de Guerra Naval (EGN), o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a Universidade da Força Aérea (UNIFA), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

O Seminário faz parte de um planejamento voltado à execução de uma série de atividades que, além da capacitação dos integrantes do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN/SEPROD), visa à elaboração de um curso de pós-graduação (MBA) em Economia de Defesa, latu sensu. Uma vez criado, o curso será disponibilizado aos militares das Forças e servidores da Administração Direta que atuam na área de Economia de Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A abertura do Webinar foi realizada pelo Major-Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, Diretor do DEPFIN e pelos Professores Célio Hiratuka, Diretor Associado do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (UNICAMP) e Marcos José Barbieri Ferreira, Coordenador do Pró-Defesa IV.

brigadeiro.jpg

Com informações do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa (DEPFIN/SEPROD)
Foto: DEPFIN/SEPROD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).