O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, participará do 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX), que este ano será realizado totalmente online pela primeira vez. O evento, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) nos próximos dias 12 e 13 de novembro, terá como tema “Mais infraestrutura, menos custos e mais mercados externos”.
A participação do presidente Laranjeira será na sexta-feira (13), às 14h, durante o Painel IX – “A economia de defesa, o arrasto tecnológico e o comércio internacional”, que abordará a importância e oportunidades que o desenvolvimento da economia de defesa pode proporcionar ao país. O assunto será discutido também por Carlos Erane Aguiar, presidente do Sindicato Nacional de Materiais de Defesa (SIMDE); Brigadeiro Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca, do Estado-Maior da Aeronáutica; e Juliana Larenas, da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa.
Os painéis do evento serão uma oportunidade para que empresários de todo o país, atuantes na cadeia das operações comerciais com o exterior, e representantes de instâncias do governo responsáveis pela formulação de políticas comerciais externas ampliem o diálogo sobre ações para elevar a competitividade dos produtos nacionais frente aos concorrentes estrangeiros nos mercados globais, sob os impactos da pandemia.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, fará um pronunciamento especial no dia 12, às 10h. No dia 13, às 9h, representantes da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participarão do Painel VI – “O transporte internacional e a logística no Brasil”.
As inscrições para a ENAEX são gratuitas e podem ser feitas pelo site http://enaex.com.br/
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).