A história de João Victor Silva, natural de Messias (AL), é um exemplo de superação e determinação. Ingressando no Tiro de Guerra de Teotônio Vilela (AL) aos 18 anos, João Victor, proveniente de uma família humilde e sem conhecer seus pais biológicos, enfrentou inúmeros desafios antes de se destacar e se formar Sargento de Cavalaria na Escola de Sargentos das Armas.

Início Desafiador e Ascensão

2

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Enfrentando um período de risco social, sem ter onde morar, João Victor foi acolhido temporariamente por amigos, mantendo-se como um excelente aluno. Sua trajetória militar começou no Tiro de Guerra, onde, além de morar, também fazia suas refeições. Demonstrando valores como disciplina e resiliência, despertou a atenção do Chefe de Instrução, que o apoiou com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas.

Jornada na Escola de Sargentos

Promovido a Cabo, João Victor dedicou-se intensamente ao concurso de sargentos, sendo aprovado no mesmo ano de sua incorporação. Após apresentar-se no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado em Natal (RN), iniciou sua jornada como Aluno do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. Durante o curso, escolheu a Arma de Cavalaria e passou por 44 semanas de intensa preparação militar e intelectual.

Reconhecimento

No último sábado, Victor Silva formou-se Terceiro-Sargento e foi homenageado com o Quepe Verde-Oliva, símbolo da conclusão do curso, entregue por seu mentor, o agora Subtenente Firmino. A formatura foi um marco em sua jornada, coroando sua dedicação e esforço.

Novo Capítulo na Carreira Militar

O Terceiro-Sargento Victor Silva é o primeiro atirador de Teotônio Vilela a ser admitido na Escola de Sargentos das Armas. Ele se junta ao 5° Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Quaraí (RS), pronto para aplicar seus conhecimentos e dar continuidade à sua história na carreira militar.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).