Dissertação da ESG é premiada no 9º Seminário de Pós-Graduação do Ministério da Defesa

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Escola Superior de Guerra (ESG) obteve destaque no 9º Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa, ao conquistar o 2º lugar no Concurso de Dissertações e Teses com o trabalho de Bárbara Thaís Pinheiro Silva. A dissertação, orientada pelo Capitão de Mar e Guerra RM1 Guilherme Sandoval Góes, explorou a não criminalização da ação humanitária, mostrando a relevância das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da ESG.

Conquista da ESG no Concurso de Dissertações e Teses

A Escola Superior de Guerra (ESG) conquistou o 2º lugar no Concurso de Dissertações e Teses durante o 9º Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa, realizado nos dias 27 e 28 de agosto na Universidade da Força Aérea, no Rio de Janeiro. O seminário reuniu trabalhos publicados nos últimos dois anos por diversas instituições de ensino militar, incluindo a ESG, a Escola de Guerra Naval, e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, entre outros. A premiação da ESG reflete a qualidade das pesquisas desenvolvidas no campo da Segurança Internacional e Defesa.

Dissertação Premiada e Temática Abordada

A dissertação premiada, intitulada “A NÃO CRIMINALIZAÇÃO DA AÇÃO HUMANITÁRIA: A possível convergência entre o contraterrorismo e o Direito Internacional Humanitário”, foi elaborada por Bárbara Thaís Pinheiro Silva, egressa do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da ESG. Sob a orientação do Capitão de Mar e Guerra RM1 Guilherme Sandoval Góes, o trabalho destacou-se na área de Humanas, abordando a interseção entre contraterrorismo e Direito Internacional Humanitário, um tema de grande relevância e atualidade.

Presença e Apoio da ESG no Seminário

A participação da ESG no seminário foi marcada pela presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do PPGSID, Professor Jacintho Maia Neto, e de alunos do programa de mestrado, que acompanharam as apresentações e premiações. A presença desses representantes reforça o compromisso da ESG com a excelência acadêmica e com a produção de conhecimento relevante para o campo da defesa e segurança. O reconhecimento no concurso é um reflexo do contínuo investimento da ESG na formação e desenvolvimento de pesquisas de alto nível.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui