Na manhã de 21 de junho, a Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu uma visita ilustre: o Brigadeiro General do Exército Italiano Gualtiero Iacono, Diretor do Instituto de Pesquisas e Análises de Defesa (IRAD) Brasil-Itália. Ele estava acompanhado do Tenente-Coronel do Exército Italiano Andrea Rulli, chefe do Departamento de Doutorado e Apoio à Pesquisa do IRAD.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Mesa Redonda com Representantes da ESG e IRAD

Snapinsta.app 355075780 1260690931220645 7234396232611216830 n 1080

O General Gualtiero e o Tenente-Coronel Rulli participaram de uma mesa redonda com o Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, oficiais e docentes da escola. Durante o encontro, houve apresentações institucionais da ESG e do IRAD, representando uma oportunidade única para uma troca rica de informações e experiências.

Debate Sobre Cooperação entre ESG e IRAD

A parte mais importante da visita foi o debate sobre a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação entre a ESG e o IRAD. Esse termo tem como objetivo promover o intercâmbio de discentes e docentes entre os dois institutos, além de nivelar os métodos de estudo e pesquisa de ambos. Essa cooperação potencialmente fortaleceria os laços entre Brasil e Itália na área de defesa e segurança, proporcionando benefícios significativos para ambos os países.

Impacto do Termo de Cooperação na Área de Defesa

Snapinsta.app 355339292 626495266105189 1207786941464700911 n 1080

Se assinado, o termo de cooperação terá impactos profundos nos estudos de defesa no Brasil e na Itália. Não apenas promoveria uma troca rica de conhecimentos e experiências entre discentes e docentes de ambos os países, como também contribuiria para o avanço das pesquisas e análises na área de defesa. Portanto, a assinatura do termo de cooperação seria um passo importante para fortalecer a colaboração Brasil-Itália na defesa e segurança.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).