blank

Desde o dia 1º de junho de 2021, após a entrada em vigor da Portaria C Ex Nº 1.521, de 10 de maio de 2021, todo o Exército Brasileiro vem utilizando o termo VETERANO para se referir aos militares da reserva remunerada e reformados. No entanto, apesar da justa valorização, a Instituição ainda não possuía uma data no calendário anual de atividades para que se pudesse dedicar um dia para prestar homenagem àqueles que, apesar de não mais pertencerem ao serviço ativo da Força Terrestre, ainda sentem o sangue verde-oliva correndo em suas veias.

Diante disso, após uma profunda pesquisa histórica, o Exército Brasileiro instituiu, por meio da Portaria Nº 1.762, de 10 de junho de 2022, a data de 18 de julho como o Dia do Veterano. Essa data foi escolhida pela importância e magnitude do evento que ocorreu na história do nosso país nesse dia: o retorno dos bravos militares do primeiro escalão da Força Expedicionária Brasileira (FEB) do teatro de operações da Itália.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Naquele dia 18 de julho de 1945, o navio-transporte General Meyghs atracou no cais do porto do Rio de Janeiro, capital do país à época, em meio a uma multidão estimada em 800 mil pessoas, um número expressivo considerando que a população da cidade era de menos de 2 milhões de moradores. O apreço e a consideração da população por nossos pracinhas, que chegavam vitoriosos depois de fazerem a “cobra fumar” nos campos da Itália, ficaram evidenciados nas manifestações impregnadas de forte emoção e na intensa vibração cívica durante o desfile militar que ocorreu em plena avenida Rio Branco, após o desembarque.

Hoje, passados mais de 76 anos dessa demonstração de admiração pelos militares brasileiros integrantes da nossa FEB, o Exército Brasileiro ainda goza do mesmo prestígio e da mesma credibilidade perante a população brasileira, fruto de seu passado glorioso e invicto e, também, de seu apurado profissionalismo e de sua reconhecida competência profissional no presente, atuando nas missões constitucionais que lhe são destinadas e respondendo às mais variadas demandas da sociedade brasileira.

A instituição do Dia do Veterano, além do valor simbólico que representa para os militares que deixaram o serviço ativo do Exército, atende à diretriz Nr 11 do Comandante do Exército: “Manter estreito vínculo com a Reserva Ativa… estimulando o convívio com os militares da ativa e familiares, bem como primando pela excelência no atendimento das suas demandas junto aos órgãos da Força que prestam atendimento ao público interno.”

Nesse contexto, a Diretoria de Assistência ao Pessoal (DAP), como órgão de apoio técnico-normativo do Departamento-Geral do Pessoal (DGP), responsável por planejar, orientar, coordenar, controlar, supervisionar e avaliar as atividades relacionadas aos veteranos, vem, nos últimos anos, buscando a utilização de ferramentas de tecnologia da informação, em consonância com a legislação do governo federal, visando ao bem-estar social da família militar por ocasião da concessão de benefícios correlatos às pensões militares e das comodidades proporcionadas no atendimento dos veteranos e pensionistas.

Atualmente, o veterano pode agendar, pela internet, atendimentos nos postos das Seções de Veteranos e Pensionistas e, por intermédio de um sistema único e integrado à Base de Dados Corporativa do Exército chamado Sistema SIGA-SIPWEB, dar maior agilidade aos seus processos de concessão de benefícios, com certificação digital e sem a necessidade de tramitação física dos processos.

No entanto, a mais impactante e facilitadora ferramenta para o veterano foi a prova de vida digital, a qual permitiu que a atualização cadastral anual para a prova de vida, que antes era realizada presencialmente, passasse a ser realizada pelo beneficiário por meio do sistema biométrico, do aplicativo móvel ou de outras tecnologias disponíveis.

Essas inovações são fruto da visão do Alto Comando do Exército e estão alinhadas com o objetivo de valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da Força que deixaram o serviço ativo. Tais homens e mulheres proporcionaram, com suas atitudes, após passados vários anos daquele distante 18 de julho de 1945, que o Exército Brasileiro seja uma das instituições com maior credibilidade do país.

Veterano do Exército Brasileiro, orgulhe-se de si mesmo, pois você é um orgulho para seu país!

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército