Os Certificados e as Carteiras de Inscrição e Registro foram entregues no dia 28 de julho

Imagine-se navegando por mares e rios, preparando deliciosas refeições em alto mar ou cuidando da saúde dos tripulantes a bordo. Parece uma aventura, certo? Pois bem, para trinta sortudos, essa é a nova realidade! A Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), em sua incansável missão de capacitar brasileiros, formou no dia 21 de julho uma turma de entusiastas do Curso de Adaptação para Aquaviários (CAAQ-CTS-01/22), especializados em diversas áreas do setor naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Celebração do Esforço e Dedicação

A alegria e o orgulho foram palpáveis no dia 28 de julho, onde uma cerimônia marcante ocorreu. Em um evento emocionante, os 30 formandos receberam seus Certificados e a Carteira de Inscrição e Registro (CIR). E que momento especial! Famílias, amigos e a dedicada equipe do Departamento de Ensino Profissional Marítimo da CPPE se uniram para comemorar este grande marco.

Formação que Atende às Demandas do Mercado

Não é segredo que o setor naval brasileiro possui uma vasta gama de oportunidades. E a Capitania dos Portos está sempre atenta a isso. O curso, com duração de um mês, prepara os alunos especificamente para o mercado de trabalho naval. Ao concluir, os alunos saem aptos para desempenhar funções como Cozinheiro (CZA) ou Taifeiro (TAA) na Seção de Câmara, ou ainda como Enfermeiro (ENF) ou Auxiliar de Saúde (ASA) na Seção de Saúde. Isso tudo, seja no 1º Grupo – voltado para atividades Marítimas, ou no 2º Grupo – focado em atividades Fluviárias.

O Futuro Brilhante dos Novos Aquaviários

Agora, com a certificação em mãos, esses trinta profissionais têm o mundo – ou melhor, os mares e rios do Brasil – a seus pés. Equipados com conhecimento e habilidades valiosas, eles estão prontos para embarcar em novas jornadas, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor naval brasileiro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).