Rio de Janeiro (RJ) – No dia 18 de abril, ocorreu, no Palácio Duque de Caxias, a cerimônia que marcou a passagem de Chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Inicialmente, foi realizada a Inauguração do Retrato do Chefe do DECEx sucedido, General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa e, em seguida, a Transmissão do Cargo no Salão Nobre para o General de Exército Richard Fernandez Nunes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em suas palavras, o General Lancia destacou a honra de passar por tal função, bem como as realizações de todos os seus subordinados durante sua estada no cargo. “O Sistema de Educação Militar busca preservar nossos valores, preparar e forjar os líderes do futuro. As nossas escolas estão em constante evolução e sempre pulsando. Como Chefe do DECEx, minha maior alegria foi ver a vibração e emoção nos olhos e corações de cada aluno”, finalizou.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença de diversos integrantes do Alto Comando do Exército de ontem, hoje e sempre, e autoridades civis.

Fonte: Departamento de Educação e Cultura do Exército, por Aspirante Andréa Paiva

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).