Na semana de primeiro a cinco de novembro, uma delegação composta por oficiais do Gabinete do Comandante e da 2ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, acompanhada pelo Adido do Exército e da Força Aérea Brasileira na Alemanha, realizou uma visita aos principias órgãos de informações das Forças Armadas (Bundeswehr) e do Governo Alemão, com objetivos de conhecer as estruturas, a organização e trocar experiências sobre a gestão das informações em diversos níveis.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O programa iniciou em Berlim, com as visitas ao Ministério da Defesa (Bundesverteidigungsministerium – BMVg) e ao Serviço Federal de Informações da Alemanha (Bundesnachrichtendienst – BND), onde foi possível conhecer o gerenciamento de informações no nível estratégico. Na sequência, foi realizado um briefing de situação na Embaixada do Brasil em Berlim, onde foram apresentados, por diplomatas e pelo Adido da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), os principais pontos relacionados aos campos político, econômico e militar do país. Ainda na capital, a delegação visitou o sítio histórico “Topografia do Terror”, onde foi assinado o livro de honra pelo adido militar.

A delegação conheceu o Comando de Operações de Forças Conjuntas (Bundeswehr Joint Forces Operations Command), em Potsdam, e o Comando de Reconhecimento Estratégico (Kommando Strategische Aufklärung – KSA), em Bonn, assim como suas capacidades na gestão das informações nos níveis tático e operacional. Concluindo o programa, a delegação visitou a Casa da História da República Federal Alemanha (Haus der Geschichte der Bundesrepublik), onde foi possível compreender o processo de reconstrução do país, depois da 2ª Guerra Mundial, e a unificação, após a queda do muro de Berlin.

Fonte: Aditância do Exército e da Força Aérea Brasileira na Alemanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).