Google News

Na semana de primeiro a cinco de novembro, uma delegação composta por oficiais do Gabinete do Comandante e da 2ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, acompanhada pelo Adido do Exército e da Força Aérea Brasileira na Alemanha, realizou uma visita aos principias órgãos de informações das Forças Armadas (Bundeswehr) e do Governo Alemão, com objetivos de conhecer as estruturas, a organização e trocar experiências sobre a gestão das informações em diversos níveis.

O programa iniciou em Berlim, com as visitas ao Ministério da Defesa (Bundesverteidigungsministerium – BMVg) e ao Serviço Federal de Informações da Alemanha (Bundesnachrichtendienst – BND), onde foi possível conhecer o gerenciamento de informações no nível estratégico. Na sequência, foi realizado um briefing de situação na Embaixada do Brasil em Berlim, onde foram apresentados, por diplomatas e pelo Adido da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), os principais pontos relacionados aos campos político, econômico e militar do país. Ainda na capital, a delegação visitou o sítio histórico “Topografia do Terror”, onde foi assinado o livro de honra pelo adido militar.

A delegação conheceu o Comando de Operações de Forças Conjuntas (Bundeswehr Joint Forces Operations Command), em Potsdam, e o Comando de Reconhecimento Estratégico (Kommando Strategische Aufklärung – KSA), em Bonn, assim como suas capacidades na gestão das informações nos níveis tático e operacional. Concluindo o programa, a delegação visitou a Casa da História da República Federal Alemanha (Haus der Geschichte der Bundesrepublik), onde foi possível compreender o processo de reconstrução do país, depois da 2ª Guerra Mundial, e a unificação, após a queda do muro de Berlin.

Fonte: Aditância do Exército e da Força Aérea Brasileira na Alemanha