O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia de conclusão do Curso de Formação e Graduação de Sargentos de 2021, da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), unidade de ensino do Exército localizada em Deodoro, no Rio de Janeiro. O evento ocorreu nesta quinta-feira (02).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

1638478563704.jpg

Na ocasião, 398 alunos, sendo 119 mulheres e 279 homens, da Turma Nilo Morais Pinheiro, concluíram a formação e graduaram-se  3º Sargentos, sendo 40 de Manutenção de Armamento; 82 de Manutenção de Viatura Auto; 37 de Manutenção de Viatura Blindada; 12 de Mecânicos Operadores; 44 de Manutenção de Comunicações; 77 do Serviço de Intendência; 22 Topógrafos; 48 Músicos; e 36 do Serviço de Saúde.

Durante o evento, o Presidente da República ressaltou a importância do momento aos jovens formandos. “É um dia de satisfação e alegria. Após dois anos difíceis, vocês conseguem se formar. O Brasil deposita confiança em vocês. Temos tudo para crescer e formar uma nação ainda maior. As Forças Armadas sempre lutarão em prol da democracia e da Constituição Federal do Brasil. Ninguém consegue nada sozinho. Sejam sempre gratos”, acrescentou.

1638477930742.jpg

O Ministro Braga Netto concedeu o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa à 3º Sargento Karina Barbosa Santos, pelo 1º lugar geral no Curso da EsSLog. Ela, também, recebeu a “Medalha Marechal Hermes –  Aplicação e Estudo” e o “Prêmio DECEx” como reconhecimento pelo esforço e dedicação.

Estiveram, ainda, presentes o Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos; o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno; o Comandante do Exército, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; o Deputado Federal Helio Lopes; o ex-Comandante Militar da Amazônia e do Leste, General de Exército R/1 Luiz Gonzaga Schroeder Lessa; o Comandante da Escola de Sargentos de Logística, Coronel Lucio Alves de Souza; dentre outras autoridades.

1638477930749.jpg

EsSLog

É responsável pela formação e pelo aperfeiçoamento dos sargentos de Material Bélico (Manutenção de Viatura Auto, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador), Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações, Saúde e Música. Além do curso de especialização em Mestre de Música e de aprimoramento dos sargentos da qualificação militar da aviação.

Como ingressar? 
O ingresso na EsSLog ocorre, exclusivamente, por meio de concurso de âmbito nacional, realizado pela Escola de Sargentos das Armas. A seleção para o ingresso é feita anualmente, por meio de concurso de admissão de âmbito nacional, no qual são oferecidas cerca de 1.100 vagas para ambos os sexos.

Leia mais: Como ingressar 

Por Carolina Militão
Fotos: Ascom Eslog

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).