Google News

Nesta terça-feira (13), celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Em 13 de abril de 1831, a melodia foi tocada oficialmente pela primeira vez. Passados 190 anos, o Símbolo Nacional é executado nas mais diversas cerimônias brasileiras. No Ministério da Defesa e nas Forças Armadas, é presença constante fortalecendo o espírito cívico dos participantes das solenidades.

A melodia foi composta em 1822, pelo violoncelista Francisco Manuel da Silva, e o poema só foi incorporado 87 anos depois, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. Apenas no ano de 1922 o hino foi declarado como oficial do Brasil e, em 1971, oficializado pela Lei nº 5.700.

Desde então, o Hino é executado em continência à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, além de cerimônias de cortesia internacional, estudantis, em aberturas de competições esportivas e outros.

Apesar de ter sido composto há quase dois séculos, o Hino Nacional Brasileiro se faz moderno. Ao destacar os feitos heroicos do início de uma nova nação na conquista da independência política, retrata também a liberdade, a soberania, os recursos naturais e o compromisso do cidadão brasileiro com a sua pátria.

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui