Defesa celebra o 190º Dia do Hino Nacional Brasileiro

Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nesta terça-feira (13), celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Em 13 de abril de 1831, a melodia foi tocada oficialmente pela primeira vez. Passados 190 anos, o Símbolo Nacional é executado nas mais diversas cerimônias brasileiras. No Ministério da Defesa e nas Forças Armadas, é presença constante fortalecendo o espírito cívico dos participantes das solenidades.

A melodia foi composta em 1822, pelo violoncelista Francisco Manuel da Silva, e o poema só foi incorporado 87 anos depois, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. Apenas no ano de 1922 o hino foi declarado como oficial do Brasil e, em 1971, oficializado pela Lei nº 5.700.

Desde então, o Hino é executado em continência à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, além de cerimônias de cortesia internacional, estudantis, em aberturas de competições esportivas e outros.

Apesar de ter sido composto há quase dois séculos, o Hino Nacional Brasileiro se faz moderno. Ao destacar os feitos heroicos do início de uma nova nação na conquista da independência política, retrata também a liberdade, a soberania, os recursos naturais e o compromisso do cidadão brasileiro com a sua pátria.

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui