Defesa celebra o 190º Dia do Hino Nacional Brasileiro

blank

Nesta terça-feira (13), celebra-se o Dia do Hino Nacional Brasileiro. Em 13 de abril de 1831, a melodia foi tocada oficialmente pela primeira vez. Passados 190 anos, o Símbolo Nacional é executado nas mais diversas cerimônias brasileiras. No Ministério da Defesa e nas Forças Armadas, é presença constante fortalecendo o espírito cívico dos participantes das solenidades.

A melodia foi composta em 1822, pelo violoncelista Francisco Manuel da Silva, e o poema só foi incorporado 87 anos depois, pelo poeta Joaquim Osório Duque Estrada. Apenas no ano de 1922 o hino foi declarado como oficial do Brasil e, em 1971, oficializado pela Lei nº 5.700.

Desde então, o Hino é executado em continência à Bandeira Nacional, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, além de cerimônias de cortesia internacional, estudantis, em aberturas de competições esportivas e outros.

Apesar de ter sido composto há quase dois séculos, o Hino Nacional Brasileiro se faz moderno. Ao destacar os feitos heroicos do início de uma nova nação na conquista da independência política, retrata também a liberdade, a soberania, os recursos naturais e o compromisso do cidadão brasileiro com a sua pátria.

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui