O Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) realizou, em 25 de novembro de 2023, a Coluna da Vitória, um encontro tradicional que celebra a rica história militar do Brasil. Esta última edição foi marcada pela presença de 20 viaturas militares históricas, meticulosamente restauradas, e de associados trajando uniformes históricos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Rota da Coluna da Vitória

A Coluna teve início na Escola Superior de Guerra, seguida de uma parada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), um patrimônio histórico dedicado aos heróis da FEB. A jornada continuou em direção a Niterói, culminando no 21º Grupo de Artilharia de Campanha, uma Organização Militar do Exército Brasileiro com papel destacado na 2ª Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagens e Educação Histórica

As homenagens aos heróis brasileiros da FEB, incluindo o hasteamento da bandeira do CVMARJ no MNMSGM, foram momentos de reflexão e respeito. A visita ao parque histórico Monte Bastione ofereceu aos integrantes do CVMARJ uma oportunidade única de imersão na história militar.

Missão e Contribuição do CVMARJ

Fundado em 06 de junho de 2002, o CVMARJ tem como objetivo preservar o valor histórico das viaturas militares antigas, mantendo a autenticidade do material. Com mais de duas décadas de atuação, o Clube desempenha um papel vital na divulgação das conquistas da FEB e na preservação dos valores e tradições militares do Brasil.