O Cristo Redentor, um dos cartões-postais mais conhecidos no mundo, será iluminado na cor laranja nessa quarta-feira (23/11), às 18h30, para homenagear as mulheres vítimas de violência e feminicídio no Brasil e chamar atenção da sociedade para refletir sobre as ações de combate à violência contra as mulheres. O acionamento da iluminação acontecerá em cerimônia aos pés do monumento, com ato inter-religioso e abraço simbólico na base da imagem. A iniciativa se integra à campanha mundial “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Magistradas e magistrados, religiosos e representantes da sociedade civil organizada estarão presentes na homenagem.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Santuário, faz parte de uma série de ações que serão promovidas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM) do TJRJ em alusão à campanha mundial dos “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” e conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Coordenadoria de Defesa da Mulher); Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher); Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Departamento-Geral de Polícia de Atendimento à Mulher); Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Patrulha Maria da Penha); Guarda Municipal do Rio (Ronda Maria da Penha); e Secretaria Especial Municipal de Políticas e Promoção da Mulher.

Além do cartão postal carioca, todos os fóruns do TJRJ da capital serão iluminados na cor laranja. O Cristo Redentor de Itaperuna, na região Noroeste fluminense, também receberá a iluminação especial. Em 2021, a imagem se tornou a primeira do Brasil a ser reconhecida oficialmente como monumento irmão pelo Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor.
Durante a campanha, especialmente na semana de 21 a 25 de novembro, os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher estão intensificando as audiências.