blank

Google News

No dia 9 de maio, concretizou-se a última meta do Termo de Execução Descentralizada do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) em parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB): a entrega dos instrumentos psicológicos exclusivamente desenvolvidos com a finalidade de Avaliação Psicológica no contexto do Exército Brasileiro.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A solenidade contou com a presença do Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, dos Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Professora Dra. Cristiane Faiad de Moura, Professor Dr. Sérgio Eduardo de Oliveira e Professor Dr. Luís Vinha, do Comandante do CPAEx, Tenente-Coronel Gustavo Torres Fernandes e todos os integrantes do CPAEx.

Os instrumentos foram desenvolvidos por meio de uma parceria de pesquisa, executado via Termo de Execução Descentralizada (TED/19-EME-015-00). Essa conquista é fruto do trabalho conjunto entre o Centro de Psicologia do Exército Brasileiro e a UnB desde 2019.

Foram mais de dois anos de trabalho integrado entre o Exército e a Academia, que culminaram com a inédita entrega de instrumentos de avaliação psicológica, específicos e exclusivos para uso em processos seletivos da Força.

Trata-se de um marco histórico no campo de Avaliação Psicológica da Psicologia Brasileira, pois é a primeira vez que ocorre esse tipo de desenvolvimento de tecnologia 100% nacional, baseado em estudos de cargo de uma Força Armada do Brasil.

Os testes psicológicos propiciarão um avanço para a Avaliação Psicológica no contexto militar e um grande marco para o Exército Brasileiro, pois atende aos requisitos psicológicos específicos para o desempenho de cargos na Força Terrestre.

Fonte: Centro de Psicologia Aplicada do Exército