No dia 9 de maio, concretizou-se a última meta do Termo de Execução Descentralizada do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx) em parceria com o Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB): a entrega dos instrumentos psicológicos exclusivamente desenvolvidos com a finalidade de Avaliação Psicológica no contexto do Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade contou com a presença do Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, dos Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Avaliação e Tecnologias Sociais do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, Professora Dra. Cristiane Faiad de Moura, Professor Dr. Sérgio Eduardo de Oliveira e Professor Dr. Luís Vinha, do Comandante do CPAEx, Tenente-Coronel Gustavo Torres Fernandes e todos os integrantes do CPAEx.

Os instrumentos foram desenvolvidos por meio de uma parceria de pesquisa, executado via Termo de Execução Descentralizada (TED/19-EME-015-00). Essa conquista é fruto do trabalho conjunto entre o Centro de Psicologia do Exército Brasileiro e a UnB desde 2019.

Foram mais de dois anos de trabalho integrado entre o Exército e a Academia, que culminaram com a inédita entrega de instrumentos de avaliação psicológica, específicos e exclusivos para uso em processos seletivos da Força.

Trata-se de um marco histórico no campo de Avaliação Psicológica da Psicologia Brasileira, pois é a primeira vez que ocorre esse tipo de desenvolvimento de tecnologia 100% nacional, baseado em estudos de cargo de uma Força Armada do Brasil.

Os testes psicológicos propiciarão um avanço para a Avaliação Psicológica no contexto militar e um grande marco para o Exército Brasileiro, pois atende aos requisitos psicológicos específicos para o desempenho de cargos na Força Terrestre.

Fonte: Centro de Psicologia Aplicada do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).