O Comando de Operações Terrestres (COTER), através da Chefia de Missão de Paz, Aviação e Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (Ch Mis Paz Av/IGPM), realizou uma Visita de Orientação Técnica nos dias 30 e 31 de maio. A visita foi destinada à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, como parte das atividades programadas para o ano de 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na sede do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), o Inspetor-Geral foi recepcionado pela Subcomandante da Corporação e seu Estado-Maior. Foi uma oportunidade para a PMMS apresentar suas capacidades operacionais, estrutura organizacional e os desafios enfrentados na gestão da segurança pública do estado.

Encontro com o Corpo de Bombeiros Militar

Já no Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), a recepção foi feita pelo Subcomandante da Corporação. Durante o encontro, houve a apresentação do Estado-Maior da Corporação, uma visão geral dos principais serviços prestados à sociedade sul-mato-grossense e uma exposição dos diversos projetos desenvolvidos pela equipe desse importante Órgão de Segurança Pública.

O Inspetor-Geral foi acompanhado durante todas essas atividades pelo Chefe do Centro de Operações do CMO.

Missão de Paz sob a égide da ONU

Destacou-se também uma palestra realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS. Nesse encontro, foi divulgado o processo de seleção, mobilização e as atividades que os Policiais Militares podem realizar em Missão de Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).