Em um dia especial, 28 de agosto, a Marinha do Brasil celebrou um marco significativo: o 15° aniversário do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). Este centro, situado no coração do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), tem sido um farol de excelência e profissionalismo desde sua criação. Mas, para entender verdadeiramente a magnitude deste aniversário, é preciso voltar no tempo, até 2008, quando a semente do que conhecemos hoje como COpPazNav foi plantada com a criação da Escola de Operações de Paz do Corpo de Fuzileiros Navais.

Pioneirismo e Excelência: A Trajetória do COpPazNav

Desde seus humildes começos, o COpPazNav tem sido um pioneiro em sua área, organizando e executando cursos, estágios e eventos de alcance nacional e internacional com uma dedicação inabalável à excelência. Estas não são apenas operações de paz; são missões humanitárias que têm o poder de transformar vidas e comunidades. A trajetória do COpPazNav é uma tapeçaria rica e variada de esforços incansáveis para promover a paz, a segurança e o bem-estar em várias partes do mundo.

Formando Líderes Globais: A Missão do COpPazNav

foto 1 26

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A missão do COpPazNav vai além das fronteiras do Brasil. Este centro tem a responsabilidade vital de capacitar não apenas os militares da Marinha do Brasil (MB), mas também membros de outras Forças Armadas e Auxiliares, bem como civis de diversos órgãos. E a sua influência estende-se ainda mais longe, tocando as vidas de militares de outros países que vêm aprender e crescer sob a sua orientação. Até hoje, mais de 12.600 alunos, homens e mulheres de mais de 45 países diferentes, foram formados aqui, uma prova do seu compromisso com a excelência e a dedicação à causa da paz mundial.

Uma Força de Respeito Global: O Impacto do COpPazNav

Mas o impacto do COpPazNav vai além dos números. É uma força que tem cultivado respeito e admiração pelo Brasil e pela MB em diversas partes do mundo. Através de suas operações, o Brasil tem fortalecido sua posição como um líder global, um país que não apenas prega a paz, mas também toma medidas concretas para promovê-la. A cada novo aluno que passa por suas portas, o COpPazNav está não apenas formando um indivíduo, mas também fortalecendo uma rede global de líderes dedicados à promoção da paz e da humanidade.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).