Assunção (Paraguai) – No dia 17 de junho, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) organizou uma competição de orientação no Paraguai em comemoração aos seus 80 anos de missão no país amigo.

A competição ocorreu nas instalações do Comando de Engenharia do Exército Paraguaio (COMINGE) e contou com a participação de 130 atletas de diversas organizações das Forças Militares do Paraguai, da Associação Paraguaia de Orientação Desportiva e da família militar.

O Comandante do COMINGE, General de Brigada Erico Javier Oviedo Cáceres, presidiu a cerimônia de abertura da competição, apresentando as boas-vindas aos participantes e ressaltando a importância do trabalho realizado pela CMBP junto as Forças Militares do Paraguai.

A CMBP, herdeira da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, completará 80 anos no mês de outubro e tem a missão de realizar a cooperação militar com fins científico, cultural, tecnológico e de aperfeiçoamento com as Forças Armadas do Paraguai, buscando consolidar suas estruturas e estreitar os laços de amizade entre o Exército Brasileiro e essas instituições.

Ao final da atividade, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP, Coronel Nilberti Viana Gramosa, agradeceu ao COMINGE pelo apoio a atividade e destacou o legado da CMBP/MMBIP nesses 80 anos de existência, caracterizada pela cooperação, integração e amizade entre os Países.

Fonte: Cooperação Militar Brasileira no Paraguai

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui