Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Neste domingo (27), a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) completa 66 anos. Com o intuito de fortalecer a equipe militar brasileira e desenvolver o esporte nacional de alto nível, o principal projeto executado pela CDMB é o Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Para isso, trabalha em conjunto com as Comissões de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA). No Ministério da Defesa, a CDMB integra o Departamento de Desporto Militar (DDM)
“O Desporto Militar está sempre atento às inovações e às mudanças no âmbito do cenário esportivo nacional e internacional e, ainda, sempre pronto para contribuir com o desenvolvimento do esporte nacional”, destacou o diretor do Departamento do Desporto Militar e Presidente da CDMB, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho.
Criada em 1956, com a responsabilidade de elaborar o planejamento estratégico do desporto militar para as Forças Armadas, a CDMB tem entre seus objetivos a implantação da política desportiva militar nas Forças Armadas, a organização e a direção das competições entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, a seleção de equipes para representação do Brasil nos eventos esportivos militares, a contribuição para o aprimoramento técnico desportivo da sociedade brasileira como um todo e a ampla divulgação do desporto brasileiro, ao projetar o nome do Brasil no cenário desportivo internacional.
Alto rendimento
O PAAR iniciou em 2008, em uma parceria exitosa entre o Ministério do Esporte – hoje, Cidadania – e o Ministério da Defesa. O Programa mantém alinhamento esportivo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com os clubes, com as federações e com as confederações a que os atletas pertencem.
Os militares atletas do PAAR têm à disposição todos os benefícios da carreira, direito à assistência médica (incluindo nutricionista e fisioterapeuta), além de disporem de instalações esportivas militares adequadas para treinamento nos centros da Marinha (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), do Exército (Centro de Capacitação Física do Exército e Complexo Esportivo de Deodoro) e da Aeronáutica (Universidade da Força Aérea).
Neste ano, em apenas dois meses, atletas que integram o PAAR já subiram ao pódio mais de 40 vezes, em nove modalidades. Parte das conquistas ocorreram no Sul Americano e no Atletismo Indoor, em Cochabamba, na Bolívia. A competição encerrou no último domingo (20), quando 11 militares atletas brasileiros conquistaram medalhas. Na ocasião, o 3º Sargento da Força Aérea Darlan Romani ganhou medalha de ouro no Arremesso de Peso e atingiu o índice para o Mundial Indoor de Belgadro, na Sérvia. O 3º Sargento do Exército Lucas Carvalh, também, foi ouro nos 400 metros rasos. E o 3º Sargento da Marinha Felipe Bardi conquistou o primeiro lugar nos 60 metros rasos.
Fotos: rfekarate, rededoesporte.gov.br e divulgação
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395