Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional está com edital aberto

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Com a finalidade de despertar o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa nacional, está aberto o edital para o XVIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN). O evento contribui para a interação entre civis e militares e para a difusão dos assuntos de defesa no âmbito da sociedade brasileira. A atividade é promovida, anualmente, pela Escola Superior de Defesa (ESD), em parceria com as escolas de formação de oficiais das Forças Armadas: Escola Naval (EN), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e Academia da Força Aérea (AFA).

Podem participar equipes compostas por estudantes e professores de instituições civis de ensino superior credenciadas no Ministério da Educação (MEC), e de formação de oficiais das Forças Auxiliares, interessadas em enviar artigos relacionados ao tema defesa. Cada equipe será constituída por um professor responsável e cinco alunos de cursos de graduação. Serão selecionadas as equipes cujos artigos científicos obtiverem as melhores notas, até o limite de vagas estipulado.

Como resultado da seleção dos artigos, as equipes classificadas serão premiadas com a participação no congresso e a oportunidade de apresentação dos artigos aos demais congressistas. A premiação inclui o transporte de ida e volta para as equipes, alojamento, alimentação e assistência à saúde no período de realização do evento. Os trabalhos poderão ser submetidos até o dia 07 de abril por meio do link: https://submissoes.sbc.org.br/home.cgi?c=4313.

Este ano, o evento ocorrerá de 28 de agosto a 1º de setembro, na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP). Confira o edital: https://www.gov.br/esd/pt-br/a-esd/acesso-a-informacao/processo-seletivo-editais/edital-cadn.pdf. O artigo enviado deve conter, no máximo, vinte páginas e estar relacionado com uma das seguintes áreas temáticas:

  • As principais questões de segurança internacional: reflexos para o Brasil;
  • O Brasil e a cooperação em áreas de defesa;
  • As dinâmicas de segurança no entorno estratégico brasileiro;
  • Geopolítica global e os interesses brasileiros;
  • Política externa e política de defesa;
  • A atividade de inteligência e a defesa nacional;
  • O debate sobre defesa no Congresso Nacional;
  • A missão constitucional das Forças Armadas;
  • Indústria de defesa brasileira: possibilidades e limitações;
  • Os projetos estratégicos das Forças Armadas brasileiras;
  • Guerra do Futuro e transformação das capacidades militares no século XXI;
  • Setores estratégicos para a defesa: nuclear, cibernético e aeroespacial;
  • Biossegurança e bioproteção;
  • Defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN);
  • Economia de defesa – planejamento e gestão de recursos de defesa;
  • Operações de paz;
  • O direito internacional e os conflitos armados do século XXI; e
  • Lições aprendidas para o campo da gestão de defesa decorrentes do conflito Rússia-Ucrânia.

Por Tenente Nádia Farias Fontes (ESD)

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas