|

Conflitos intensificam no Sudão e deslocam cerca de 1 milhão de pessoas

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nesta quinta-feira (18), testemunhas relataram ataques aéreos pesados e confrontos perto de um acampamento militar ao sul da capital do Sudão, Cartum. As lutas resultaram no deslocamento de cerca de um milhão de pessoas e dificultaram a sobrevivência dos moradores locais.

Os ataques do Exército contra o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF) foram ouvidos em vários bairros residenciais do sul de Cartum. O Exército tem usado poder aéreo e artilharia pesada na tentativa de repelir a RSF, que se espalhou por Cartum e cidades vizinhas desde o início dos confrontos em 15 de abril.

Situação Humanitária

A situação é crítica para muitos residentes de Cartum. “O bombardeio e os confrontos não param e não há como fugir de nossas casas”, disse Salah el-Din Othman, um residente de Cartum. “Estamos vivendo um pesadelo de medo e pobreza”.

Além da capital, a violência também aumentou em Darfur, no Oeste do Sudão, no estado de Kordofan do Norte e em outras partes do país. Estima-se que mais de 840 mil pessoas foram deslocadas no Sudão e mais de 220 mil fugiram para países vizinhos.

Ajuda Internacional

A Organização das Nações Unidas (ONU) está aumentando suas operações em pelo menos seis estados do Sudão para ajudar 4,9 milhões de pessoas vulneráveis, além de auxiliar aqueles que fogem para o Chade, Egito e Sudão do Sul. “Os combates no Sudão estão devastando vidas e meios de subsistência e forçando as pessoas a fugir de suas casas com nada além das roupas que estão vestindo”, disse o diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) para a África Oriental, Michael Dunford.

A ONU fez um apelo por ajuda de US$ 3 bilhões, afirmando que mais da metade dos 46 milhões de habitantes do Sudão precisa de assistência e proteção humanitária. A situação foi agravada por relatos de “violência de gênero horrível” e episódios de saques.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas