Novo avião da Embraer terá os motores posicionados na cauda da aeronave. Crédito: Embraer/Divulgação

A fabricante de aviões brasileira Embraer divulgou novas imagens e deu detalhes sobre sua mais nova aeronave nesta sexta-feira (13). O modelo é um turbo-hélice que será voltado para a aviação regional, e entre as principais novidades anunciadas estão a posição dos motores do avião, que serão instalados na cauda da aeronave, e a possibilidade de abastecimento com hidrogênio.

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O novo turbo-hélice da Embraer deverá comportar entre 50 e 90 passageiros, sem contar a tripulação, e, com o crescimento do setor de aviação regional, é uma das principais apostas da fabricante brasileira para o futuro. A Embraer ainda não divulgou uma data oficial para o lançamento do avião, e além disso, não informou se as imagens apresentadas são conceituais ou finais.

Novo Aviao Embraer
Novo avião da Embraer terá os motores posicionados na cauda da aeronave. Crédito: Embraer/Divulgação

A intenção da Embraer é substituir as aeronaves usadas atualmente na aviação regional, que são modelos turbo-hélice mais antigos e que são bastante criticados pelos passageiros por serem apertados e barulhentos, como os ERJ, da própria Embraer, e os CRJ, da canadense Bombardier, dois projetos da década de 1990, por um modelo mais confortável e silencioso.

Em entrevista à revista Aero Magazine, o vice-presidente sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso, disse que a ideia dos motores montados na cauda da aeronave proporcionarão uma cabine mais silenciosa e um desempenho semelhante aos dos aviões a jato, que são o que há de mais moderno na aviação comercial.

Hidrogênio como combustível

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Aeronave pode chegar ao mercado já nos próximos meses. Crédito: Embraer/Divulgação

Segundo estudos da empresa, montar os propulsores na cauda da aeronave está diretamente ligado ao tipo de combustível planejado pela companhia. A Embraer pretende usar o hidrogênio líquido para abastecer o avião, o que exige um posicionamento diferente dos tanques de combustível do avião, processo que é facilitado por motores traseiros.

Além de reduzir o ruído interno, os motores na cauda proporcionam um desenho aerodinâmico mais minimalista, principalmente nas asas. A previsão é que o novo turbo-hélice da Embraer tenha um custo até 15% menor por passageiro em comparação com os modelos atuais, além de realizar os trajetos em até 80% do tempo, contudo, esses dados ainda podem mudar com base no avanço do projeto.

Hoje, o turbo-hélice ainda está em fase de avaliação de mercado e passando por estudos técnicos. Porém, segundo o presidente-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto, o projeto tem sido visto com bons olhos pelo mercado, principalmente pelas companhias aéreas dos Estados Unidos, por conta disso, o avião pode ser lançado já nos próximos meses, mas ainda sem uma data exata para isso.