|

Conferência da OTAN reúne militares de mais de 40 países na Alemanha para aumentar interoperabilidade

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Chefe do Preparo da Força Terrestre do Brasil, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, esteve presente na Conferência de Treinamento Combinado (CTC) do Exército dos EUA na Europa e África e do Comando Terrestre da OTAN, realizada entre os dias 2 e 5 de maio na cidade de Oberammergau, Alemanha. A CTC, que ocorre duas vezes ao ano, visa coordenar e viabilizar exercícios combinados entre os países aliados da OTAN e seus parceiros, com o objetivo de aumentar a interoperabilidade entre os exércitos e mantê-los preparados para compor uma Força Multinacional.

Sindicatos específicos e temas de relevância

Durante a conferência, que contou com a presença de representantes de mais de 40 países, os participantes puderam compreender cada um dos exercícios detalhados em sindicatos específicos, programados para ocorrer entre os anos de 2023 e 2027, tanto no continente europeu quanto no africano. Além disso, outros sindicatos foram dedicados a temas de relevância, como a coordenação das certificações das tropas da OTAN, a complexidade das questões logísticas e a possibilidade de experimentação de novas tecnologias modernas e inovadoras.

Aumento da prontidão e da interoperabilidade

Os debates e atividades práticas da conferência foram focados no aumento da prontidão e da interoperabilidade das forças dos países participantes. O conhecimento adquirido pela comitiva do Exército Brasileiro, liderada pelo General Cantanhede e composta pelos Coronel Valentini, Coronel Rosito e Tenente-Coronel Manfra, poderá contribuir com o aprimoramento das capacidades específicas, do adestramento e da prontidão da Força Terrestre brasileira.

Visita ao Centro Europeu George C. Marshall

Em coordenação com o USAREUR-AF, a comitiva brasileira também teve a oportunidade de conhecer e entender o trabalho de alto nível desenvolvido no Centro Europeu George C. Marshall para Estudos de Segurança, reforçando a cooperação e o compartilhamento de conhecimento entre as nações.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas