Concurso PRF: veja o que é exigido no TAF

blank
PRF

Se você vai tentar uma vaga no concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal), além de estudar para a prova objetiva que contará com 120 questões, é preciso se preparar para o Teste de Aptidão Física, o famoso TAF.

Com caráter eliminatório, o TAF da PRF avalia as condições físicas dos participantes por meio de exercícios específicos. Os quatro testes escolhidos serão os mesmos aplicados na seleção anterior do concurso com um novo adicionado na avaliação. São eles:

  • Flexão em barra fixa;
  • Shuttle Run
  • Impulsão horizontal (salto);
  • Flexão abdominal; e
  • Corrida de 12 minutos.

Desta vez, não haverá prova de natação, mas está sendo avaliado, junto à banca organizadora (Cebraspe), a possibilidade de inclusão de um teste de agilidade.

Os exercícios são realizados tanto pelos candidatos do sexo masculino quanto do feminino, mas os critérios avaliativos são distintos. Para serem considerados aptos no TAF da PRF, eles devem ser submetidos a todos os testes e obterem o desempenho mínimo de 2,00 pontos em cada um e média aritmética de 3,00 pontos no conjunto dos testes. Já os participantes considerados inaptos são eliminados do concurso.

Saiba mais detalhes sobre as quatro provas do TAF da PRF e veja se tem fôlego para ser aprovado na etapa:

Flexão em barra fixa

Neste teste, os homens devem executar movimentos de flexões pendurados em uma barra fixa. Já as mulheres devem se apoiar na barra e se manterem penduradas sem encostar no chão. Ambos têm direito a duas tentativas, com intervalo mínimo de cinco minutos entre uma e outra. A melhor tentativa é a que será considerada para a prova. Veja a pontuação:

blank
Edital PRF 2018/ Cebraspe
O que não é permitido ao candidato do sexo masculino na realização do teste:

 I – tocar com o(s) pé(s) o solo ou qualquer parte de sustentação da barra após o início das execuções, sendo permitida a flexão de joelho para evitar o toque no solo;

II – após a tomada de posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;

III – utilizar luvas ou qualquer outro artifício para proteção das mãos; ou

IV – apoiar o queixo na barra.

O que não é permitido ao candidato do sexo feminino na realização do teste:

I – tocar com o(s) pé(s) o solo ou qualquer parte de sustentação da barra após o início das execuções, sendo permitida a flexão de joelhos para evitar o toque no solo;

II – após a tomada da posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;

III – utilizar luva(s) ou qualquer outro artifício para proteção das mãos;

IV – permitir que o queixo fique abaixo da parte superior da barra; ou

V – apoiar o queixo na barra.

Shuttle Run

O teste será realizado em local plano, sem obstáculo e que possua, além dos 9,14 metros necessários para a sua realização, um espaço de, no mínimo, seis metros antes da linha de partida e dois metros após a linha de chegada. O espaço de 9,14 metros será delimitado por duas linhas apostas no solo, medindo no mínimo 2 centímetros de largura e um metro de comprimento, cada. As linhas demarcadas no solo estão incluídas na distância de 9,14 metros. Serão colocados dois blocos de madeira a 10 centímetros da parte externa de uma das linhas externas e separados entre si por um espaço de 30 centímetros, de tal madeira que uma das frentes do lado mais comprido esteja voltada para o local de corrida.

A metodologia para a preparação e a execução do teste para os candidatos dos sexos masculino e feminino será constituída de:

a) ao comando de “em posição”, o candidato coloca-se em afastamento ântero-posterior dos membros inferiores, com o pé anterior posicionado o mais próximo possível da linha de partida;

b) o início do teste é dado pelas palavras: “Atenção! Já!”. Ao ouvir a palavra “já”, o candidato corre com a máxima velocidade até a outra linha, devendo tocar com pelo menos um dos pés o solo posterior a ela, pegar um dos blocos e retornar à linha inicial, onde, após tocar com pelo menos um dos pés o solo posterior a ela, coloca o bloco no solo; sem interromper a corrida ele repete a mesma sequência acima descrita, sendo que o teste termina quando o segundo bloco é colocado de maneira correta no solo e, simultaneamente, o avaliador trava o cronômetro.

Impulsão horizontal

O candidato deve saltar em uma caixa de areia à frente com movimento simultâneo dos pés e tentar alcançar a maior distância possível.

São concedidas duas tentativas, com o intervalo mínimo de cinco minutos entre a primeira e a segunda. É considerada a melhor marca obtida pelo candidato nas duas tentativas. O nível de reprovação nesse teste é baixo, mas é necessário estar preparado. Veja a pontuação atribuída:

blank
Edital PRF 2018/ Cebraspe
O que não é permitido na realização do teste:

I – após a tomada da posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física;

II – utilizar qualquer equipamento, aparelho ou material de auxílio à impulsão;

III – perder o contato com o solo de qualquer um dos pés antes da impulsão;

IV – tocar com o(s) pé(s) a linha de medição inicial (salto queimado); ou

V – projetar o corpo à frente com consequente rolamento.

Flexão abdominal

Também é um teste que não reprova tantos candidatos, mas é necessário ficar atento. Ao comando de “iniciar”, o participante deve realizar o maior número possível de abdominais completas no tempo de um minuto. Também são concedidas duas tentativas, com o intervalo mínimo de cinco minutos entre as duas. É considerada a melhor marca obtida pelo candidato.

O desempenho apresentado no teste de flexão abdominal tem as seguintes pontuações:

blank
Edital PRF 2018/ Cebraspe

Corrida de 12 minutos

O candidato deverá, no tempo de 12 minutos, percorrer a maior distância possível num percurso previamente demarcado. Ele poderá se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir. Cada candidato tem apenas uma tentativa para realizar o teste.

É exigido mais de 2.301m para homens e 2.001m para mulheres, em 12 minutos de corrida. Sendo assim, a velocidade média tem que ser no mínimo de 11,5 km/h (homens) e 10 km/h (mulheres). Esta é a prova que mais reprova, tanto os homens quanto as mulheres, só perde para a barra. Veja as pontuações:

blank
Edital PRF 2018/ Cebraspe
O que não é permitido na realização do teste:

I – depois de iniciada a corrida, abandonar a pista antes da liberação do fiscal;

II – deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo em relação à marcação da pista, após findos os 12 minutos, sem a respectiva liberação do fiscal; ou

III – dar ou receber qualquer tipo de ajuda física.

O que vestir no TAF da PRF?

Para fazer a prova, os candidatos devem se apresentar vestindo roupa apropriada para prática de atividade física, tais como camiseta, calção ou bermuda, tênis e meias.

Fonte: Alfacon Concursos Públicos

 

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui