Comitiva da DPHCEx realiza viagem de estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira na Itália

A viagem tem como objetivo pesquisar locais históricos, estimular o estudo da campanha da FEB na Itália e participar de eventos comemorativos

De 23 a 29 de abril, uma comitiva da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) está realizando uma viagem de estudos e pesquisas sobre a Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. As atividades ocorrem nas regiões da Toscana e da Emília-Romagna, com o objetivo de levantar novos conteúdos referentes aos locais de desembarque, embarque e acampamentos dos contingentes da FEB no porto de Livorno e nas cidades de Tarquinia, Vada e na localidade de San Rossore.

A comitiva busca estabelecer contatos com a área acadêmica para estimular o estudo e a pesquisa em torno da campanha da FEB na Itália. Também participará da solenidade de inauguração das reformas realizadas pela embaixada brasileira no Monumento Votivo Militar Brasileiro, em Pistoia, difundir a História Militar às novas gerações e manter o bom relacionamento com as comunidades italianas por onde a FEB passou.

A comitiva é representada pelo General de Brigada Luciano Antonio Sibinel e inclui Coronéis Veteranos Cláudio Rosty e Marcelo Vieira de Souza Filho, pesquisadores do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), além de filhos e parentes de ex-combatentes da FEB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a viagem de estudos, a comitiva visitará diversos sítios históricos relacionados à FEB e participará de eventos comemorativos, como os festejos pelos 78 anos de libertação da cidade de Montese na 2ª Guerra Mundial.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).