blank

Google News

A primeira reunião do Comitê Técnico de Comando e Controle (COMTEC-C²), do Ministério da Defesa, ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro. O encontro foi promovido pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por intermédio da Subchefia de Comando e Controle (SC-1), da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

COMTEC-C2.JPEG

O Comitê, criado neste mês de novembro, tem a função de assessorar sobre assuntos técnicos e operacionais a serem deliberados no Conselho Diretor do Sistema Militar de Comando e Controle (CD-SISMC²). Os integrantes da nova estrutura emitem pareceres que abrangem a melhoria dos procedimentos operacionais de emprego de comando e controle (C²).

A reunião contou com abertura conduzida pelo Vice-Chefe de Operações Conjuntas (VCHOC), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, e foi presidida pelo Subchefe de Comando e Controle, Contra-Almirante (FN) Paulo Roberto Saraiva. O Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx), General de Brigada Ivan de Sousa Corrêa Filho, bem como outros representantes das Forças Armadas participaram do evento.

COMTEC-C2 2.jpg

Além do debate sobre temas técnicos, para a melhoria da interoperabilidade, os integrantes do Comitê discutiram a adequação dos meios de C² às necessidades das Forças e a respeito da inovação tecnológica, no âmbito do SISMC². Ainda, foram apresentados temas relacionados aos incrementos operacionais do Sistema de Planejamento Operacional Militar (SIPLOM), ao uso de sistemas de C² pelas Forças e ao emprego de terminais satelitais nas operações militares.

Com informações do EMCFA
Fotos: divulgação EMCFA