A primeira reunião do Comitê Técnico de Comando e Controle (COMTEC-C²), do Ministério da Defesa, ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro. O encontro foi promovido pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), por intermédio da Subchefia de Comando e Controle (SC-1), da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

COMTEC-C2.JPEG

O Comitê, criado neste mês de novembro, tem a função de assessorar sobre assuntos técnicos e operacionais a serem deliberados no Conselho Diretor do Sistema Militar de Comando e Controle (CD-SISMC²). Os integrantes da nova estrutura emitem pareceres que abrangem a melhoria dos procedimentos operacionais de emprego de comando e controle (C²).

A reunião contou com abertura conduzida pelo Vice-Chefe de Operações Conjuntas (VCHOC), Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad, e foi presidida pelo Subchefe de Comando e Controle, Contra-Almirante (FN) Paulo Roberto Saraiva. O Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CComGEx), General de Brigada Ivan de Sousa Corrêa Filho, bem como outros representantes das Forças Armadas participaram do evento.

COMTEC-C2 2.jpg

Além do debate sobre temas técnicos, para a melhoria da interoperabilidade, os integrantes do Comitê discutiram a adequação dos meios de C² às necessidades das Forças e a respeito da inovação tecnológica, no âmbito do SISMC². Ainda, foram apresentados temas relacionados aos incrementos operacionais do Sistema de Planejamento Operacional Militar (SIPLOM), ao uso de sistemas de C² pelas Forças e ao emprego de terminais satelitais nas operações militares.

Com informações do EMCFA
Fotos: divulgação EMCFA

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).