O Comando Militar do Oeste (CMO) realizou, de 20 a 22 de junho, o Exercício de Adestramento da Força-Tarefa Campo Grande. Coordenado pelo Centro de Coordenação de Operações do CMO (CCOp/CMO), a atividade contou com a participação de tropas da guarnição de Campo Grande e Aquidauana, incluindo o 20º Regimento de Cavalaria Blindado, o 9º Batalhão de Polícia do Exército, o Dst Log/9º Grupamento Logístico, o 9° Batalhão de Engenharia de Combate e a Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Oeste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação do 9º Batalhão de Polícia do Exército

Destacando-se na atividade, o 9º Batalhão de Polícia do Exército (9º BPE) participou com 97 militares. Dentre as ações realizadas, incluíram-se a implementação de Postos de Bloqueio e Controle de Vias, Postos de Segurança Estático e Operações de Controle de Distúrbio.

Objetivo do Exercício Militar

O objetivo principal do exercício foi fortalecer a operacionalidade das tropas do Comando Militar do Oeste, preparando-as adequadamente para as Operações de Garantia da Lei e da Ordem. Esse tipo de treinamento é crucial para assegurar que as forças militares estejam sempre prontas para lidar com qualquer situação que exija sua intervenção, mantendo a ordem e a segurança.

Importância dos Exercícios Militares

Os exercícios militares são componentes fundamentais da formação e adestramento das forças armadas. Eles permitem que os militares pratiquem estratégias, aperfeiçoem técnicas e consolidem a colaboração e o trabalho em equipe. Ao simular cenários de operações reais, as tropas podem se preparar eficazmente para as exigências de suas futuras missões.

article?img id=16607048&t=1687978142179
article?img id=16607049&t=1687978143090
article?img id=16607050&t=1687978143876
article?img id=16607051&t=1687978144632
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).