Comando Militar do Nordeste e Especialistas discutem impacto da Inteligência Artificial na Defesa

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O Comando Militar do Nordeste (CMNE), em parceria com o Sistema Folha de Pernambuco de Comunicação, promoveu um debate sobre os impactos da Inteligência Artificial na defesa nacional. Realizado nos estúdios da Rádio Folha FM Pernambuco, o evento contou com a participação de renomados professores doutores, que discutiram os avanços tecnológicos e as novas capacidades estratégicas que essas inovações trazem para o Brasil.

Professores e Instituições Participantes

O debate reuniu importantes nomes do cenário acadêmico e militar, incluindo os Professores Carmelo Bastos, da Universidade de Pernambuco (UPE), Fernando Araujo-Moreira, do Instituto Militar de Engenharia (IME), Juliano Iyoda, do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Franco Azevedo, do Instituto Meira Mattos/Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (IMM/ECEME). Cada especialista trouxe sua perspectiva sobre o desenvolvimento e a aplicação das tecnologias de Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas (IATQ) no Brasil.

Principais Tópicos Discutidos

Ao longo do debate, os especialistas traçaram um panorama sobre os avanços da Inteligência Artificial e das Tecnologias Quânticas, destacando como essas inovações estão moldando o futuro do país. Foram abordados temas como o impacto dessas tecnologias na economia, na defesa e no cotidiano dos brasileiros, além dos desafios enfrentados pelo Brasil para se consolidar como referência global em pesquisa de alto nível.

Impactos das Tecnologias Disruptivas na Economia, Defesa e Sociedade

Os participantes discutiram como as tecnologias disruptivas, especialmente a Inteligência Artificial, têm o potencial de transformar setores críticos como o agronegócio, o mercado financeiro e a defesa nacional. O debate também destacou a importância de Pernambuco e do Nordeste como polos emergentes de inovação, com capacidade de gerar novas tecnologias que beneficiam tanto aplicações civis quanto militares. A conversa reforçou o compromisso do Comando Militar do Nordeste e do Exército Brasileiro em contribuir para a modernização da defesa e o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui