O Comando Militar do Leste (CML) celebrou 202 anos de sua criação em 22 de março de 2023 no Rio de Janeiro. A celebração começou com a apresentação da Banda de Música do 1º Batalhão de Guardas nas escadarias de acesso ao Palácio Duque de Caxias (PDC).

Solenidade no salão nobre do PDC

A solenidade, realizada no salão nobre do PDC, contou com o canto do hino nacional pela Banda de Música do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda, um momento de reflexão ecumênico feito pelo Tenente-Coronel João Batista e a presença de representações militares dos Grandes Comandos, Grandes Unidades e Organizações Militares diretamente subordinadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palavras do Comandante Militar do Leste

O Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luis Novaes Miranda, destacou a importância do trabalho realizado pelo CML desde 1821 até os dias atuais, reafirmando o sentimento de coesão entre militares da ativa, veteranos e civis, e evidenciando o lema “Tradição e Operacionalidade”.

Vídeo comemorativo sobre o legado do CML

Para encerrar a celebração, foi apresentado aos convidados um vídeo comemorativo sobre o legado e a valorosa história do Comando Militar do Leste, desde sua origem como Quartel do Campo de Santana até sua atual denominação.

Fotos: Cb Francilaine e Sd R.Menezes

WhatsApp Image 2023 03 23 at 0109261

WhatsApp Image 2023 03 23 at 0109262

WhatsApp Image 2023 03 23 at 0109271

WhatsApp Image 2023 03 23 at 101341

WhatsApp Image 2023 03 23 at 0109272

 

WhatsApp Image 2023 03 23 at 0109273

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).