No dia 03 de dezembro, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou a cerimônia de encerramento do Curso Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval (United Nations Maritime Task Force Course). No ano de 2021 o curso foi realizado de forma online, com aulas gravadas por instrutores brasileiros e estrangeiros, de reconhecida expertise em Operações de Paz. A realização da transmissão ao vivo contou com o apoio do Centro de Ensino à Distância do Corpo de Fuzileiros Navais (CEAD-CFN).

Captura de Tela 2021 12 03 as 18.56.55

O corpo discente foi composto por 60 alunos, dos quais 40 eram estrangeiros dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Bangladesh, Benin, Bolívia, Chile, Egito, Gana, Índia, México, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Suriname e Uruguai. O Curso Internacional teve duas semanas de duração e abordou importantes disciplinas contidas no Core Pre-deployment Training Materials, no Specialised Training Material for Maritime Task Force, ainda, sobre o UN Military Planning Process. O objetivo do curso foi disseminar conhecimentos dos conceitos e das tarefas afetas a um Oficial de Estado-Maior no contexto de uma Operação de Paz de Caráter Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Como atividade final, foi conduzido um exercício baseado em cenários, no qual os alunos foram divididos em Grupos de Trabalho e, utilizando-se dos conceitos aprendidos sobre o UN Military Planning Process, puderam reproduzir uma atividade típica de um Estado-Maior, na qual tiveram a oportunidade de planejar e apresentar soluções para situações relacionadas ao mandato de uma operação de paz de caráter naval. A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Encarregado do COpPazNav.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).