Google News

No dia 03 de dezembro, o Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav), do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), realizou a cerimônia de encerramento do Curso Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval (United Nations Maritime Task Force Course). No ano de 2021 o curso foi realizado de forma online, com aulas gravadas por instrutores brasileiros e estrangeiros, de reconhecida expertise em Operações de Paz. A realização da transmissão ao vivo contou com o apoio do Centro de Ensino à Distância do Corpo de Fuzileiros Navais (CEAD-CFN).

blank

O corpo discente foi composto por 60 alunos, dos quais 40 eram estrangeiros dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Bangladesh, Benin, Bolívia, Chile, Egito, Gana, Índia, México, Moçambique, Namíbia, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, São Tomé e Príncipe, Senegal, Suriname e Uruguai. O Curso Internacional teve duas semanas de duração e abordou importantes disciplinas contidas no Core Pre-deployment Training Materials, no Specialised Training Material for Maritime Task Force, ainda, sobre o UN Military Planning Process. O objetivo do curso foi disseminar conhecimentos dos conceitos e das tarefas afetas a um Oficial de Estado-Maior no contexto de uma Operação de Paz de Caráter Naval.

Como atividade final, foi conduzido um exercício baseado em cenários, no qual os alunos foram divididos em Grupos de Trabalho e, utilizando-se dos conceitos aprendidos sobre o UN Military Planning Process, puderam reproduzir uma atividade típica de um Estado-Maior, na qual tiveram a oportunidade de planejar e apresentar soluções para situações relacionadas ao mandato de uma operação de paz de caráter naval. A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Encarregado do COpPazNav.