O contrato firmado prevê a manutenção inicial do Navio-Varredor “Aratu”

O Comando da Força de Minagem e Varredura firmou contrato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI-CIMATEC) para manutenção dos sistemas de controle das varreduras acústica e magnética e modernização do sistema de acionamento dos martelos de varredura acústica dos Navios-Varredores. O contrato, que prevê a manutenção inicial do Navio-Varredor “Aratu”, poderá ser ampliado para os demais navios.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A execução do serviço é um grande passo para a conservação da capacidade de varredura acústica e magnética dos Navios Varredores, além de contribuir para o incremento da parceria existente entre o Comando do 2º Distrito Naval e o SENAI-CIMATEC, efetivada em 2019, a partir da assinatura do Termo de Cooperação.

O SENAI-CIMATEC é um importante Centro de Pesquisas do Sistema FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia), reconhecido pela Confederação Nacional da Indústria como referência na implantação da rede de Institutos SENAI de Inovação e de Tecnologia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).