Comandante do Exército Visita Organizações Militares no Norte e Anuncia Exercício Militar Conjunto

Na visita institucional, o General Tomás reforça a importância estratégica da 22ª Brigada de Infantaria de Selva para a defesa da Foz do Amazonas

Na última quarta-feira (12), o Comandante do Exército, General Tomás, realizou uma visita institucional às organizações militares subordinadas ao Comando Militar do Norte. Durante a visita, ele teve a oportunidade de conhecer as instalações e obras de melhorias da Companhia Especial de Fronteira (CEF) de Clevelândia do Norte, no Oiapoque (AP). Também estiveram em seu itinerário o 34º Batalhão de Infantaria de Selva (34° BIS) e a 22ª Brigada da Infantaria de Selva (22ª Bda Inf Sl), criada em 2018.

Os militares da CEF desempenham o importante papel de patrulhar e defender a fronteira entre o norte do Brasil e a Guiana Francesa. É nessa região que será realizado a CORE23, um exercício militar conjunto entre os Exércitos do Brasil e dos Estados Unidos, em novembro deste ano.

Preparando-se para a CORE23

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerca de 300 militares norte-americanos estarão envolvidos na CORE23, um exercício militar que acontecerá na região onde a CEF atua. Com o intuito de preparar o terreno para este evento de grande escala, equipes do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8° BEC) de Santarém estão trabalhando em melhorias e ampliações das estruturas militares locais.

“Estamos avançando com a drenagem e calçamento. A partir de agosto deste ano, seguimos com a terraplanagem. Até a primeira semana de outubro, terminaremos os dois quilômetros de asfalto dentro da Companhia”, destacou o Tenente-Coronel Luciano Flávio, Comandante do 8° BEC.

O Acervo Cultural “Veiga Cabral”

Em Macapá, o General Tomás inaugurou o Acervo Cultural “Veiga Cabral”, no 34º BIS. Este espaço visa celebrar e documentar a trajetória do Exército Brasileiro no Amapá através de esculturas, artigos militares e pinturas de artistas locais. “O acervo é uma dívida nossa com a cidade. Eu já imagino, daqui a alguns dias, as primeiras escolas com crianças e jovens visitando o nosso acervo”, ressaltou o Comandante do 34º BIS, Coronel George Alberto.

A 22ª Brigada de Infantaria de Selva: protegendo a Foz do Amazonas

Além disso, o General Tomás visitou a 22ª Bda Inf Sl, a mais nova brigada do Exército Brasileiro, localizada na capital amapaense. Ele participou da entrega da premiação do “Desafio CMN”, uma competição que visa aprimorar as habilidades de liderança dos comandantes.

Em sua visita, o General Tomás destacou a relevância estratégica da 22ª Bda Inf Sl para a defesa da região da Foz do Amazonas. Ele ressaltou a importância da presença militar nesta região, assim como o alto nível de treinamento dos militares que atuam lá. Durante sua estadia, ele também verificou o andamento de diversas obras de infraestrutura militar na região.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).