No dia 17 de julho, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) teve a honra de receber a visita do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. O objetivo dessa visita foi conhecer de perto os principais projetos, iniciativas e estudos em curso no DECEx, evidenciando a atenção constante da liderança do Exército com a educação e a cultura dentro da instituição.

Foco no Aprimoramento do Sistema de Educação e Cultura do Exército

O Chefe do DECEx, General de Exército Richard Fernandez Nunes, apresentou ao Comandante as ações centradas no aprimoramento contínuo do Sistema de Educação e Cultura do Exército (SECEx). Esse sistema é um vetor fundamental para o Exército ganhar capacidades essenciais para cumprir sua missão em variadas situações de atuação, seja na paz ou na guerra.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O General Richard salientou a importância das instituições de ensino e treinamento sob a responsabilidade do DECEx. Essas instituições, de acordo com ele, contribuem para a valorização do Exército perante a sociedade brasileira e no concerto das nações.

A Integração dos Pilares do SECEx

Durante a apresentação, o General Richard enfatizou que o processo de ensino-aprendizagem militar deve contemplar a integração e a sincronização dos pilares do SECEx. Estes incluem o ensino técnico-profissional, o desenvolvimento da liderança, os valores, os atributos e a ética militares, e a pesquisa científica. Essa visão holística da educação militar é fundamental para formar profissionais bem preparados e comprometidos com a instituição.

Diretrizes do Comandante do Exército

Por sua vez, o General Tomás apresentou suas diretrizes e orientações relacionadas à condução da educação, da cultura e do desporto no Exército. Essas diretrizes servem como um roteiro para o DECEx em suas atividades e iniciativas, reforçando a importância da educação, da cultura e do desporto como pilares fundamentais para a formação e o desenvolvimento dos militares do Exército Brasileiro.

article?img id=16622235&t=1689865054543
article?img id=16622236&t=1689865055422
article?img id=16622237&t=1689865055785
article?img id=16622238&t=1689865055899
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).