Após mais de 20 dias de intenso trabalho, a Operação Taquari 2, que mobiliza as Forças Armadas e diversos órgãos de segurança em mais de 460 municípios do Rio Grande do Sul, entra em uma nova fase. O Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, esteve mais uma vez no estado para acompanhar as ações e destacou a mudança de foco da operação.

“Em um primeiro momento, foi uma fase emergencial de resgate de pessoas. Foram resgatadas mais de 70 mil pessoas. Agora é uma fase de estabilização, das pessoas tentarem voltar às suas casas”, afirmou o Comandante.

Participação Nacional

blank

Militares de todo o país estão atuando na operação. O Ministro da Defesa, José Múcio, ressaltou a presença de pessoal e material da Marinha, do Exército e da Força Aérea na operação. “Isso nos alenta porque nós estamos servindo ao país, ao Rio Grande do Sul e ao povo gaúcho”, disse o Ministro.

Colaboração Internacional

Durante este período de estabilização, o Exército Argentino tem colaborado com uma das principais demandas da população: a purificação da água. Uma planta de purificação foi montada próximo a um açude em Canoas, onde os militares argentinos conseguem produzir 14.000 litros de água purificada diariamente.

Balanço da Operação Taquari 2

Até o dia 22 de maio, a Operação Taquari 2 envolveu mais de 32.000 militares, policiais e agentes, tendo um impacto significativo na região. Foram utilizados mais de 4.500 veículos e 330 equipamentos de engenharia, além de 60 aeronaves e 620 embarcações.

A operação atingiu 467 municípios, com 102 trechos bloqueados em 47 rodovias. Apesar dos desafios, a operação conseguiu realizar resgates por via aérea, fluvial e terrestre, beneficiando mais de 70.000 pessoas e mais de 10.000 animais.

Distribuição de Recursos

Centenas de toneladas de refeições, mantimentos e medicamentos foram distribuídos, além de milhares de litros de água potável para hospitais, abrigos e pessoas isoladas. Também foram recolhidos milhares de metros cúbicos de entulho das estradas e ruas, permitindo o fluxo de pessoas, bens e serviços.

Compromisso das Forças Armadas

A Operação Taquari 2 demonstra o compromisso das Forças Armadas com a população gaúcha, atuando incansavelmente para garantir a segurança e o bem-estar de todos, mesmo diante dos desafios apresentados pela situação atual.