O General Tomás, Comandante do Exército Brasileiro, está atualmente no Rio Grande do Sul, marcando sua terceira visita à região desde o início da Operação Taquari 2. Sua presença tem como objetivo principal supervisionar e avaliar o emprego das tropas nas missões de auxílio às vítimas das recentes enchentes que devastaram várias áreas do estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

DESMISTIFICANDO INFORMAÇÕES

Contrariando rumores infundados, o Exército Brasileiro esclarece que não há veracidade nas informações de que o General Tomás teria viajado para a China durante este período crítico. O foco do Comandante permanece firmemente voltado para as operações de resgate e suporte em solo brasileiro, reforçando a dedicação e o compromisso das Forças Armadas em responder efetivamente a situações de emergência.

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NO TERRENO

blank

A presença física de líderes militares em áreas de desastre é crucial. Ela não só garante que as operações sejam conduzidas eficientemente, mas também serve como um gesto de solidariedade e apoio moral tanto para as tropas em ação quanto para as comunidades afetadas. A liderança pelo exemplo é uma poderosa ferramenta de motivação, e o General Tomás exemplifica isso ao colocar-se na linha de frente dos esforços de ajuda.

IMPACTO DAS VISITAS DO COMANDANTE

Cada visita do Comandante do Exército às zonas afetadas oferece uma oportunidade para ajustar estratégias e melhorar a coordenação entre as diferentes unidades e serviços de emergência envolvidos. Estas inspeções são essenciais para a avaliação da eficácia das medidas de auxílio implementadas e para o planejamento de ações futuras que possam ser necessárias à medida que a situação evolui.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).