Na última quarta-feira, 24, o General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército Brasileiro, recebeu a General Laura Richardson, Comandante do Comando Sul (SOUTHCOM) dos Estados Unidos, no Quartel-General do Exército em Brasília. A reunião, realizada na Sala de Reuniões do Alto Comando Exército, contou com a presença de figuras importantes, como o General Soares, Chefe do Estado-Maior do Exército, e o General Furlan, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, além de membros da comitiva da general norte-americana.

Agenda em Brasília

Durante sua visita a Brasília, a General Richardson teve uma agenda movimentada, que incluiu a participação em um painel no Colégio Militar de Brasília. O painel focou no programa Mulheres, Paz e Segurança da Organização das Nações Unidas. Além disso, a general visitou o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), localizado no Forte Marechal Rondon, do Exército Brasileiro.

Quem é a General Laura Richardson?

Nascida em Northglenn, Colorado, a General Laura J. Richardson é aviadora do Exército dos EUA e a primeira mulher na história do exército norte-americano a assumir o posto de Comandante do Comando Sul, posição que ocupa desde outubro de 2021. A General Richardson tem mestrado em Estratégia de Recursos Nacionais pela Escola Dwight D. Eisenhower de Segurança Nacional e Estratégia de Recursos da Universidade de Defesa Nacional. Ela já ocupou várias posições de alto escalão, incluindo Comandante Geral do Exército Norte dos EUA (Quinto Exército) em Fort Sam Houston, Texas, e Vice-Comandante geral do Comando das Forças do Exército dos EUA em Fort Bragg, Carolina do Norte.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).