A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) estão organizando o National Workshop on NORM Management, que acontecerá de forma virtual entre os dias 3 e 7 de maio. O evento pretende reunir os diferentes atores no Brasil para que se estabeleça um entendimento comum de como lidar com materiais radioativos de ocorrência natural (mais conhecido pela sigla em inglês NORM) e como estabelecer uma abordagem integrada de gestão de resíduos NORM de forma efetiva sob o ponto de vista de segurança radiológica, custo e princípios de sustentabilidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

 

Tópicos a serem abordados:

– Regulamentações aplicáveis a instalações que processam materiais contendo NORM;

– Requisitos de proteção radiológica aplicáveis a estas instalações;

– Abordagem do setor mineral sobre os desafios e possíveis soluções para as dificuldades encontradas pelas empresas que processam estes materiais;

– Gestão de resíduos NORM, sob a perspectiva internacional;

– Amostragem e caracterização; e

– Descomissionamento de instalações de óleo & gás.

O evento:

Data: 3 a 7 de maio

Horário: 8 às 12 horas

Inscrições: enviar e-mail com nome completo e de sua organização para [email protected]

Agenda: https://drive.google.com/file/d/1KdWoO-MllMjaO9BW-oYioDE_Ec36gCAQ/view?usp=sharing

Obs: o evento será gratuito e totalmente virtual.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).