Nessa terça-feira (26), a Chefia de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) promoveu reunião com diretores de ensino das Forças Armadas, na sede do Ministério da Defesa. Um dos principais objetivos do encontro foi apresentar a estrutura organizacional da recém-criada Chefia e discutir temas relacionados aos sistemas de ensino das Forças Armadas.

O Chefe de Educação e Cultura, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, falou sobre as oportunidades de contribuição do MD na melhoria do ensino das Forças Singulares. “O intuito da reunião é articular como o Ministério da Defesa pode aumentar a sua contribuição para a melhoria do ensino das Forças e como pode atender demandas em todos os setores, desde a base curricular, graduação e nas escolas de altos estudos”, disse.

Na ocasião, foram discutidos, também, temas como o Banco de Professores Equivalentes (BPE) e o Plano Conjunto de Interação do Ensino (PCIEN); o Seminário “A Guerra Híbrida e a Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, com enfoque no Ensino Militar”; e o “Alinhamento do Ensino de Defesa Cibernética”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participaram da reunião o Diretor de Ensino da Marinha (DEnsM), Vice-Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Júnior; o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro; o Diretor de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior; e o Vice-Chefe de Educação e Cultura (VCHEC) do MD, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo.

Por Rízia Rocha
Fotos: Antônio Oliveira

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).