General Miranda Filho/Arquivo Pessoal Otávio Miranda Filho apontou o desejo probabilidade de se ter um número maior de soldados de paz do Brasil pelo mundo

O comandante das forças da ONU na República Democrática do Congo, General Otávio Miranda Filho, declarou que militares brasileiros estão preparados e dispostos a participar de operações de paz. A decisão final, no entanto, cabe aos políticos. O Brasil já possui pelo menos 20 militares na Missão da ONU na RD Congo (Monusco) e obteve êxito em sua participação na Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah) durante 13 anos. O Brasil também coordenou operações na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil). Atualmente, a maioria dos brasileiros que integram a operação de paz na RD Congo são instrutores de guerra na selva que treinam o exército congolês.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).