Na quinta-feira (26), ocorreu a cerimônia de encerramento e diplomação do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) 2020. A solenidade, na Escola Superior de Guerra, em Brasília, foi presidida pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo.

A turma, composta por 90 formandos, recebeu diplomas, certificados e distintivos do CAED das mãos o Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, o Comandante do campus Brasília da Escola Superior de Guerra, General de Divisão Carlos André Alcantara Leite e o Diretor do CAED, Coronel Helbert Barreto Amâncio.

Durante a cerimônia, houve o descerramento da placa da turma e diplomação de 51 oficiais superiores das três Forças Armadas; 02 Coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal; 36 civis da alta administração pública e privada, e 01 Coronel da Força Aérea da República do Peru. Na ocasião, o Coronel Helbert foi escolhido como paraninfo da turma batizada de “Brasília 60 anos”.

blank

Essa foi a terceira edição do Curso de Altos Estudos em Defesa. A formação teve a duração de 39 semanas, nas quais os profissionais de direção e assessoria superior desenvolveram competências teórico-práticas para formulação de políticas e estratégias para segurança, desenvolvimento e defesa.

Entre outras autoridades, participaram da cerimônia integrantes da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), do Comando do 4º Distrito Naval, da Ala 9 (antiga Base Aérea de Belém) e do Comando Militar do Norte.

Com informações Escola Superior de Guerra
Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui