A cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR) foi realizada nessa sexta-feira (24/02), em São Paulo (SP). O Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima passou o comando do IV COMAR ao Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos. A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, que presidiu o ato de passagem de cargo.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno, enalteceu os feitos do Comandante substituído, além de desejar boas-vindas ao Comandante substituto. “O Major-Brigadeiro Elvis deixa, agora, o serviço ativo. Ele foi piloto de ensaio, reconhecidamente um dos mais famosos pilotos de Asas Rotativas. O Brigadeiro Macedo vem da área operacional, sendo piloto de caça, com muito conhecimento nessa atividade. Passou pelo Ministério da Defesa e possui ampla capacidade para estar no comando do IV COMAR”, destacou.

Na ocasião, ao despedir-se da função e do serviço ativo, o Major-Brigadeiro do Ar Elvis agradeceu a todos que o ajudaram a cumprir sua nobre missão na Força Aérea Brasileira (FAB). “A Força Aérea é mais que uma instituição, mais que uma profissão. As coisas que eu pude ajudar, construir, foi por oportunidades que a FAB me deu e que eu tentei retribuir com o melhor do meu trabalho. Nesses 36 anos de serviço, testemunhei o que esta instituição pode contribuir para a sociedade”, disse.

O novo comandante do IV COMAR, Brigadeiro do Ar Macedo, falou de suas expectativas para o desafio que está por vir.  “É uma honra, e um privilégio muito grande poder comandar o Quarto Comando Aéreo Regional em São Paulo, que é o coração econômico do nosso país, se estendendo também ao Mato Grosso do Sul. Nós esperamos muito trabalho, muita interação com a sociedade e cumprir a missão para qual fomos designados”, finalizou.

O evento contou também com a presença do Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; do Diretor de Assuntos Estratégicos da Presidência da FIESP, Tenente-Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, dentre outras autoridades militares e civis.

Novo Comandante

O Brigadeiro Macedo é natural do Rio de Janeiro (RJ), e ingressou na Força Aérea em 1º de fevereiro de 1985. Possui 3.500 horas de voo, sendo mais de 2.970 horas na aviação de caça, sete condecorações nacionais e uma internacional. O Oficial-General foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2020.

Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER 

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).