O Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza realizou, no dia 27 de janeiro, a passagem do cargo de subcomandante da instituição para o Coronel de Artilharia QEMA Tarcilo de Arruda Proença. Na ocasião, houve, também, a passagem para a Reserva Remunerada do Coronel Monsanto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

e96b95af a876 4b44 8049 6fc4ab58a5b8

O Coronel serviu na ESD por um ano e dez meses, quando desempenhou, de maneira distinta, suas atribuições. Contribuiu, também, para o bom andamento das atividades inerentes à administração da ESD, promovendo, por intermédio de soluções práticas e objetivas, uma gestão efetiva e eficaz dos recursos da Organização, além das ações internas visando ao bem-estar do Pessoal. Dentre as mais significativas realizações, esteve sua atuação no Programa Forças no Esporte, que apoia crianças em vulnerabilidade social, e sua participação no acolhimento de refugiados afegãos, ação coordenada com o Ministério da Defesa e a Associação dos Magistrados Brasileiros, que abrigou adultos e crianças nas dependências da Escola.

1956a177 ab75 4a2c 8bb2 16a58bc98234

Novo Subcomandante

O Coronel Tarcilo de Arruda Proença, antes de ser transferido para a ESD, serviu no Comando de Defesa Antiaérea do Exército, na cidade do Guarujá (SP). Foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2017.

8c90d267 a62e 4ca6 be73 449de9fc1f6f

Dentre suas principais funções exercidas como oficial superior destacam-se: o Comando do 18º Grupo de Artilharia de Campanha, em Rondonópolis – Mato Grosso; Chefe da Seção de Operações da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, no Guarujá – SP; Chefia da Seção de Avaliação do Desempenho, da Diretoria de Avaliações e Promoção, em Brasília – DF e Chefia do Estado-Maior do Comando de Defesa Antiaérea do Exército, também no Guarujá.

b4e4159b a4f1 416d 82f1 55357c987388

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).