Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A cerimônia de transmissão do cargo de Comandante Militar do Planalto ocorreu nesta quinta-feira (23/3) em Brasília (DF), com a presença de autoridades do Exército e do poder judiciário. O General de Divisão Gustavo Henrique Dutra Menezes passou a função para o General de Divisão Ricardo Piai Carmona. O evento foi marcado pela demonstração de poder de fogo do Comando Militar do Planalto (CMP) e pelo desfile da Tropa Planalto, mesmo sob chuva.
O Comando Militar do Planalto (CMP)
O CMP possui características peculiares, atuando no cerimonial e segurança presidencial, no Sistema de Obras de Engenharia do Exército e com tropas mecanizadas e do módulo especializado. Seus quadros têm alto valor estratégico para a Força Terrestre e são fundamentais para a defesa do país, especialmente da capital federal.
História e missão do CMP
O Comando Militar do Planalto foi criado no século XX, após a construção de Brasília. Suas missões incluem contribuir com o Exército Brasileiro na garantia da Soberania Nacional, dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem; cooperar com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social; apoiar a Segurança Presidencial; e colaborar para o fortalecimento da imagem da Força.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395