A cerimônia de transmissão de cargo do Comandante da Aeronáutica será realizada nesta segunda-feira (02/01), na Base Aérea de Brasília. O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior passará o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Está prevista a presença do Senhor Ministro da Defesa na solenidade. O evento será aberto à imprensa, que deve fazer o credenciamento prévio para realização de cobertura jornalística.

Perfil – Natural de Canoas (RS), o Tenente-Brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno tem 63 anos e ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Ele foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em novembro de 2018.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao longo dos 46 anos de carreira dedicados à vida militar, assumiu diferentes cargos e funções em organizações da FAB, dentre elas a Chefia da Seção de Operações do Esquadrão Phoenix (2º/7º Grupo de Aviação) e o Comando do Grupo de Transporte Especial. Também foi Comandante da Base Aérea de Brasília, Adido de Defesa e de Aeronáutica junto às Embaixadas brasileiras da França e Bélgica, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica e Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica.  Ao ser designado para o cargo de Comandante, estava à frente do Estado-Maior da Aeronáutica.

Fotos: Sargento Samuel Figueira/CECOMSAER

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).