Na noite de 23 de novembro de 2023, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, localizada em Cuiabá, Mato Grosso, foi palco de uma importante solenidade. O evento marcou a entrega dos certificados do Curso de Pós-Graduação em Política e Estratégia aplicada a Segurança, Inteligência e Planejamento (CEPE 2023).

Curso de Alto Calibre em Parceria com FAÍPE

O curso, realizado em colaboração com a Faculdade do Ipê- FAÍPE, abarcou 400 horas de aulas, iniciadas em maio de 2023. A formação visou o desenvolvimento de competências e habilidades cruciais em áreas estratégicas, cobrindo aspectos como Defesa Nacional, Segurança Pública, Inteligência Estratégica e Planejamento Estratégico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Presenças Notáveis na Cerimônia

IMG 20231126 WA0021

A entrega dos certificados foi conduzida pelo Delegado da ADESG-MT, Dr. Itacir Rodrigues de Campos, e o General de Brigada Kurt Everson Werberich. Também marcaram presença figuras importantes como o Capitão de Fragata Henrique da Marinha do Brasil, o Major Aviador Victor Hugo da Aeronáutica, além do Reitor da FAÍPE, Marcos Crepaldi, e outros representantes militares e acadêmicos.

Contribuições de Líderes da ADESG

O curso teve a honra de receber durante suas aulas a presença do Presidente Nacional da ADESG, Cel. Celente Videira, e do Vice-Presidente, Marcio Borges. Estas palestras e aulas enriqueceram significativamente a experiência educacional dos formandos.

Momento de Celebração e Reconhecimento

IMG 20231126 WA0015

A formatura foi uma celebração do esforço e da dedicação dos alunos, que concluíram um curso de grande relevância para o cenário nacional e internacional. Além disso, o evento foi uma oportunidade para agradecer aos parceiros e colaboradores e fortalecer os laços institucionais.

Impacto do Curso no Desenvolvimento de Líderes

A ADESG-MT, por meio deste curso, cumpriu mais uma missão crucial: contribuir para a formação de líderes e gestores comprometidos com o desenvolvimento e a segurança do país, destacando-se assim no cenário da educação militar e estratégica no Brasil.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).