Rio de Janeiro (RJ) – No dia 14 de outubro, o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) comemorou o seu 43º aniversário de criação. As comemorações iniciaram no auditório B-10, com a celebração de um culto inter-religioso celebrado harmonicamente por membros da Doutrina Espírita, Evangélicos e Católicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Saguão do Pavilhão Central, ocorreu a cerimônia de descerramento do retrato da Servidora Sandra Maria de Souza Leal, eleita Servidora Padrão do ano de 2022. A cerimônia foi presidida pelo Chefe do CTEx, General de Brigada Armando Morado Ferreira, com a participação da Servidora Sandra e seus familiares; dos Chefes de Divisão, Coordenadorias e Assessorias; de Servidores Civis do Centro; e demais convidados. Durante a cerimônia, o Chefe do Centro destacou o trabalho dos servidores civis e a importância da integração entre os seguimentos civil e militar para a consecução dos objetivos do Centro.

Na sequência, ocorreu a formatura militar presidida pelo Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves, que contou com a presença do Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Divisão Robson Santana de Carvalho; dos Antigos Chefes do CTEx: General de Divisão R/1 Cláudio Duarte de Moraes, General de Divisão R/1 Hildo Vieira Prado Filho, e General de Brigada R/1 Waldemir Cristino Rômulo; do Chefe do Centro de Avaliações do Exército (CAEx), General de Brigada Alexandre Martins Castilho, do Antigo Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD), General de Brigada R/1 Antonio Jorge da Cruz Schendel; do Assessor de Doutrina do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Brigada R/1 Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho; do Assessor-Chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas; do Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), Contra-Almirante José Luiz Rangel da Silva; do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante Alexandre de Vasconcelos Siciliano, do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sr. Carlos André Bulhões Mendes, e do Presidente da Academia Nacional de Engenharia (ANE), Sr. Francis Bogossian.

Durante a formatura, o General Armando fez a entrega do Diploma de “Amigo do CTEx” ao Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada (11ª Bda Inf Mec), General de Brigada Agnaldo Oliveira Santos, representado pelo Tenente-Coronel Camilo, Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação do CTEx; ao Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe), General de Brigada Antônio Bispo de Oliveira Filho, representado pelo Tenente-Coronel Carlos Eduardo, Comandante do 1° Grupo de Artilharia Antiaérea (1° GAAAe); ao Assessor Especial de Doutrina do DECEx, General de Brigada R/1 Lourenço Willian da Silva Ribeiro Pinho; ao Comandante de Socorro do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro – Destacamento 3/13 Guaratiba, Subtenente Sérgio Luiz Gonçalves Pacheco; à Chefe do Setor Técnico Científico da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Sra. Carolina Possato Braga Barros; ao Fundador Presidente da Lauquen Circuitos Impressos, Sr. Carlos Leon Chague; ao Superintendente Regional Oeste da COMLURB, Raphael Silva Araújo; e ao Núcleo de TV do Instituto Militar de Engenharia (IME), representado pela Sra. Maira Vieira Dias. Também foram citados os integrantes do Departamento de Defesa do Exército Norte Americano que receberam o Diploma de “Amigo do CTEx” no dia 23 de agosto do corrente ano: Sr. Samuel Perez, Sr Chirag Trived e Sra. Rosa Santoni.

São agraciados com o Diploma de “Amigo do CTEx” as personalidades e instituições civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que possuam elevado conceito na classe e na comunidade a qual pertençam e tenham praticado ação destacada ou serviço em prol dos interesses e do bom nome do CTEx e do Exército Brasileiro.

Ainda na formatura, o Chefe do CTEx homenageou os Instituidores da Fundação de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Exército Brasileiro: o General de Divisão Argus Fagundes Ourique Moreira, General de Divisão Luiz Wilson Marques Daudt, General de Divisão Dilson Corrêa de Sá Benevides, General de Brigada Antonio Jorge da Cruz Schendel, General de Brigada Waldemir Cristino Rômulo e Coronel Waldimir Pirró e Longo.

Após a formatura, foi inaugurada a Denominação Histórica da Alameda General de Divisão Engenheiro Militar Luiz Augusto Cavalcante Moniz de Aragão, com a presença de familiares e amigos do Antigo Chefe do Centro. A esposa do General Moniz de Aragão, acompanhada do General Armando, fez o descerramento da placa que nomeia a Alameda.

Em seguida, foi realizada uma exposição de Materiais de Emprego Militar, onde os convidados puderam observar in loco os projetos em desenvolvimento no Centro Tecnológico do Exército.

Fonte: Centro Tecnológico do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).