Brasília (DF) – No dia 22 de setembro, o Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) recebeu a visita do Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, acompanhado do Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Exército Guido Amin Naves e demais Oficiais-Generais integrantes do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), recepcionados pelo Chefe do CITEx, General de Brigada Jacy Barbosa Junior.

Nas instalações do CITEx, o Comandante da Força conheceu o data center corporativo do Exército Brasileiro (Data Center Coronel Ricardo Franco), onde se hospedam todos os sistemas corporativos da instituição em ambiente de alta disponibilidade, e as instalações da Autoridade Certificadora de Defesa (AC-Defesa). Em seguida, foi apresentada a gerência da Rede Privativa Corporativa de Dados (EBNet), suas características e o trabalho realizado para garantir sua segurança.

Ainda na programação, o Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS) apresentou aos visitantes alguns sistemas por ela desenvolvidos, como a família de aplicativos de Comando e Controle, o Sistema Integrado de Gestão (SIG), entre outros. A Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) realizou uma exposição de seus equipamentos e produtos cartográficos.

Fonte: Centro Integrado de Telemática do Exército

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui